Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia é empossado

Atual Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia em cerimônia de posse

Nesta quinta-feira, 07 de outubro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), a secretária municipal de educação empossou a nova composição do Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia (CMENV), que foi nomeado pelo Decreto Nº 16.892, de 09 de setembro de 2021, formado por doze membros titulares e seus respectivos suplentes.

Como membros, fazem parte do Conselho pessoas de larga experiência no campo educacional, das modalidades de ensino oferecidos no Município com representação do magistério público municipal, de pais de alunos da rede municipal de ensino, de representante de alunos, de um especialista em educação, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, da escola privada, de seis indicados pelo Executivo Municipal, sendo dois representantes do magistério da educação infantil, dois do magistério do ensino fundamental, um da Secretaria Municipal de Educação e um representante da Assistência Social, assim como estabelece a Lei Municipal 2207 de 08 de agosto de 1997.

A presidente do Conselho disse se sentir honrada com o voto de confiança dos conselheiros.  “Saliento que nosso objetivo é ajudar a construir uma educação de qualidade para nosso município, exercendo a função com êxito e responsabilidade”. Já a vice-presidente afirmou que é uma honra integrar o Conselho Municipal de Educação. “Sabemos da grande responsabilidade que assumimos ao participar ativamente do sistema de ensino em um momento de tantas mudanças educacionais. Estamos à disposição do município para fazer o que for melhor para a educação de forma participativa e democrática”.

Logo na primeira sessão, os conselheiros iniciaram o estudo do Regimento do Conselho Municipal (2007), sendo esta uma das atribuições do CMENV. O atual Conselho fez também a leitura da Lei 2.207/97, que dispõe sobre a organização e a estrutura do conselho municipal, simultaneamente à leitura do Regimento para alinhar os dois documentos e já indicaram pontos a serem alterados, por isso este assunto já faz parte da próxima pauta.

Além dos estudos, os membros tiveram reunião virtual com Conselho Estadual de Educação e demais Conselhos do estado, na qual discutiram sobre municípios com sistema próprio de educação, promovendo uma partilha de experiência entre os trabalhos dos conselheiros por todo Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia