Comissão de Gestão Escolar Pró-Educação e Saúde (CGESNV) avalia primeira semana de aulas presenciais

Membros da Comissão de Gestão Escolar Pró-Educação e Saúde (CGESNV) avaliando o retorno seguro às aulas presenciais

A Comissão de Gestão Escolar Pró-Educação e Saúde (CGESNV) se reuniu, nessa segunda-feira, 30, com seus membros, a fim de obter informações para avaliar como se deu o retorno das aulas presenciais quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança. Para tanto, convidou as coordenações da Secretaria Municipal de Educação (Seme) como a Equipe da Alimentação Escolar, do Transporte, do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, da Educação Infantil e da Educação Especial, todos munidos de dados quantitativos e descritivos coletados durante a primeira semana de aula letiva presencial.

A quantidade de alunos informada, 5152, superou as expectativas e a Seme estava preparada para receber a todos conforme o planejado. As coordenações, uma a uma, apresentaram as observações feitas durante os atendimentos. A Equipe de Alimentação Escolar disse que todas as escolas estavam dentro dos protocolos em todos os quesitos: utensílios, EPIs, e parabenizou as equipes das escolas pela dinâmica de mobilidade dos alunos mantendo o distanciamento, o mesmo foi percebido pela Coordenação do Transporte Escolar. As equipes pedagógicas também não economizaram elogios aos profissionais da educação pelas ações de acolhimento e aplicação das avaliações diagnósticas com toda segurança sanitária.

As escolas também estão alimentando semanalmente o Sistema Escola Segura, uma parceria com a Sesa/Sedu, com a inserção de atestados por afastamento de Covid-19, desta forma é possível fazer um monitoramento preciso dos casos suspeitos, confirmados e descartados semanalmente para a tomada de providências.

Durante a reunião, o Secretário de Saúde enfatizou “É importante que estejamos fazendo a nossa parte e a nossa parte é seguir com os protocolos, cumpri-los e exigi-los de todos. Todo planejamento que fizemos até aqui não foi em vão, as aulas retornaram com uma extrema capacidade técnica”. O Secretário inclusive anunciou que, nas próximas semanas, está articulando com a Educação um teste por amostragem para estudar o movimento da pandemia da Covid-19 após o retorno presencial. Em torno de 10% dos estudantes e dos profissionais de educação que voltaram às escolas serão testados, para isso, está sendo criada toda uma logística que envolve desde autorização da família até questões relacionadas a datas devido aos grupos de revezamentos nas Unidades de Ensino. Disse também que as visitas da Vigilância Sanitária às Unidades de Ensino já iniciaram nesta semana de acordo com a previsão feita.

Depois de ouvir todos os participantes, a Comissão considerou o retorno presencial satisfatório e já agendou um encontro para as próximas semanas a fim de manter a avaliação do cumprimento dos protocolos de segurança.