Comissão de Gestão Escolar Pró-Educação e Saúde capacita profissionais da educação em Protocolo de Segurança para retorno presencial

Serventes, merendeiras, motoristas, monitores, coordenadores escolares, cuidadores da Educação Especial e Educação Infantil e Equipe da Merenda da Seme participando de formação sobre Protocolos de Segurança

O retorno às aulas presenciais está previsto para agosto e a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Comissão de Gestão Escolar Pró-Educação e Saúde (CGESNV), dando continuidade às ações de formação dentro ao Plano de Retomada, encerrou mais uma etapa de capacitações sobre os Protocolos de Segurança que aconteceram do dia 22 até hoje, 28 de julho. Participaram do treinamento serventes, merendeiras, motoristas, monitores, coordenadores escolares, cuidadores da Educação Especial e Educação Infantil e Equipe da Merenda da Seme. A formação atendeu tanto funcionários efetivos quanto os em designação temporária, os admitidos anteriormente, assim como os recém-contratados. Qualquer servidor que venha ser contratado a partir desta data também será capacitado. Os protocolos tratam das medidas contidas na portaria conjunta Sedu/Sesa, nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, as quais todos devem ter acesso.

O estudo foi elaborado para atender as especificidades de cada público e conduzido por um dos membros da Comissão de Gestão Escolar Pró-Educação e Saúde, a representante da Seme, Racely Altoé, com o conteúdo de segurança sanitária, já a Nutricionista Elieny Zuke abordou o tema manipulação dos alimentos. Os servidores foram distribuídos em 08 turmas para evitar aglomeração e de acordo com o conteúdo.

Para os motoristas e monitores, as orientações foram sobre as medidas sanitárias para utilização do transporte escolar, como a limpeza dos veículos, a circulação dentro deles, a utilização de máscara e de álcool em gel por todos em seu interior, além de definir a função de cada um no processo de retomada das aulas com segurança.

Serventes, merendeiras e Equipe da Merenda receberam instruções sobre medidas como a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de produtos de limpeza, a higienização dos ambientes, utensílios, equipamentos, superfícies, bebedouros, a manipulação e a preparação dos alimentos e o manejo de resíduos.

O conteúdo da formação para os coordenadores escolares e para os cuidadores incluiu todas as medidas contidas na portaria, já que suas funções lidam com o público em todos os espaços da escola, até mesmo no transporte escolar.

Com essa ação, a Secretaria Municipal de Educação cumpre com excelência mais uma orientação do Plano de Retomada para o ano letivo de 2021.