CMEI Luzia Alves de Lima realiza 1ª Mostra Cultural Infantil

À esquerda, a professora de arte Suelen Casagrande Kill, idealizadora da mostra

A Prefeitura de Nova Venécia, na quinta-feira, 06,  por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e do CMEI Luzia Alves de Lima, apresentou a toda comunidade escolar a 1ª Mostra Cultural Infantil, com o tema “Imergir e Experienciar: Bolinhas Infinitas”.

Inspirada na artista plástica Yayoi Kusama, conhecida como “A Princesa de Bolinhas”, a professora de arte Suelen Casagrande Kill trabalhou com as crianças habilidades do Campo de Experiência Traços, Sons, Cores e Formas, e apresentou, a partir daí, a biografia e as obras da artista. Os demais profissionais da escola notaram uma profunda curiosidade e empolgação das crianças pelo tema, contagiando a todos, e as atividades passaram a ser realizadas com outros campos e outras habilidades para além das aulas de arte.

O projeto teve contribuição e participação de todos os professores-referência, professores da educação especial, professoras de arte e de educação física, sendo possível desenvolver os seis direitos de aprendizagem da Educação Infantil e todos os Campos de Experiência: Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; e, Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações, com o objetivo geral de desenvolver habilidades como noções de espaço, tempo, quantidade, assim como relações e transformações de elementos, motivando um olhar crítico e criativo do mundo; ampliação de vocabulário; coordenação motora fina e ampla; fortalecimento do vínculo afetivo com seus familiares e ampliação das possibilidades trazidas pela compreensão do mundo e de si mesma.

Segundo a professora de arte, o tema “bolinhas” possibilitou a ressignificação de materiais utilizados no cotidiano das crianças. “Yayoi Kusama, nascida em 22 de março de 1929, é uma artista japonesa conhecida por seu uso excessivo de bolinhas, é considerada a artista viva que mais “vende no mundo”. “A bola”, enriqueceu a experiência das crianças e depois de muita exploração, chegou o momento de compartilhar com todos as nossas descobertas. Esse foi o sentido da nossa Mostra Cultural: deixar brilhar aquilo que foi feito e conquistado pelas crianças, suas descobertas e aprendizagens. Todo ambiente foi idealizado por elas.

O projeto envolveu os dois turnos, matutino e vespertino, desenvolvido pelas 14 turmas da escola, com 11 apresentações musicais, das turmas do maternal I ao 2° período. Todas as temáticas das músicas apresentadas foram remetidas ao tema: Bolinhas Infinitas.

Na realização das atividades, foram utilizados diversos materiais como tintas, fotografias, adesivos coloridos de bolinhas, TNT, esponjas, carimbos, bancos de madeiras, diversos papéis de gramaturas e tamanhos diferentes, manequim, papelão, caixotes, massa de modelar e outros.

É possível conferir na galeria de fotos os lindos trabalhos desenvolvidos no CMEI Luzia Alves de Lima: