Cesan apresenta a Prefeitura relatórios de execução da terceira etapa de esgotamento em Nova Venécia

Visando dar transparência e validando a parceria, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), por meio do gestor operacional, apresentou ao prefeito de Nova Venécia, na tarde desta quarta-feira (24) os relatórios de execução das obras que contemplam a terceira etapa de Esgotamento Sanitário no município.

Na oportunidade também estiveram presentes representando a Cesan, o engenheiro fiscal José Rodrigo e as analistas sociais.

As obras da terceira etapa do esgotamento sanitário de Nova Venécia, contemplam os bairros São Cristóvão, Alvorada, Bela Vista e Córrego da Serra. A obra, que prevê investimento de cerca de R$ 7 milhões, é de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Cesan, em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia.

Com mais esta etapa concluída, a cidade vai passar a contar com 90% de todo o esgoto na sede tratado por meio do Sistema de Esgotamento Sanitário, desenvolvido junto à Cesan. A quarta etapa passa por processo de planejamento pela empresa.

“Estamos aqui para apresentar ao prefeito como está o andamento das obras de esgotamento sanitário no município, fortalecer a parceria, tirar dúvidas e ouvir sugestões. Temos o planejamento de realizar reuniões com o poder executivo todo mês para sempre atualizar os dados a atual administração. Esta é a terceira etapa está bem adiantada, começamos em outubro de 2020 e aguardamos a finalização do estudo da quarta etapa para também executar e finalizar as obras até outubro de 2022′, disse a analista social da Cesan, Sanny Araujo.

Após concluído, o sistema fará com que 6 milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados diariamente sem tratamento na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação dos recursos hídricos.

O prefeito fala da importância do projeto para Nova Venécia: “Quando se investe em esgotamento sanitário, se investe também em saúde a longo prazo. Em breve será licitada a quarta etapa, que contempla o bairro Aeroporto. Daí, então, teremos praticamente todo o nosso município contemplado na questão do esgotamento sanitário, que é um passo a mais para se conseguir a pavimentação desses bairros onde ainda não há a infraestrutura e a gente vai trabalhar a cada dia com muito empenho pra conseguir dar qualidade de vida a todos os moradores desses bairros que ainda depende de saneamento básico e pavimentação”, disse o prefeito.

As obras envolvem a construção de elevatórias de esgoto bruto, além da instalação de tubulações. Nas duas primeiras etapas do projeto, que já foram concluídas, foram investidos R$ 40 milhões.