Busca Ativa Escolar de Nova Venécia participa de encontro de alinhamento promovido pela Sedu


A Busca Ativa Escolar, estratégia utilizada para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos, de Nova Venécia, participou com mais 27 municípios do norte do estado do Espírito Santo, de um encontro para alinhamento de informações, promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) na sede da Multivix.


Diante da importância da articulação e do alinhamento com os municípios no enfrentamento ao abandono escolar no Espírito Santo, deu-se a necessidade dessa reunião, que  aconteceu  por região, a primeira foi com as cidades do norte, seguida da Grande Vitória e Superintendência de Linhares e, por último, as do Sul do estado.


Segundo a coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, o encontro foi baseado nos assuntos relacionados ao uso da Plataforma. “É essa ferramenta que nos auxilia na inserção das informações e a partir dela, norteamos nosso trabalho no que se refere a diminuição dos índices de abandono escolar”, frisou a servidora. 

A coordenadora da estratégia da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, compartilhou experiências que estão sendo desenvolvidas com sucesso no município, ações essas, que integram também as secretarias de Saúde e Assistência Social.


A reunião contou com a presença, além dos representantes dos municípios, com a palestrante e coordenadora nacional Busca Ativa Escolar, com as representantes da Sedu, e a representante da UNDIME nacional.


A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.


Em Nova Venécia, a estratégia foi efetivamente implantada em 2021 e, a partir desse ano, foi definido o dia D, em que, toda quinta-feira, a equipe intersetorial vai em busca dessas crianças.

A coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia entre a representante da UNDIME Nacional – Brasília/DF, as representantes da Sedu, a palestrante e coordenadora nacional Busca Ativa Escolar – UNICEF – Brasília/DF, em encontro na Multivix.
Coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia, compartilhando experiência durante o encontro

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia