Busca Ativa Escolar capacita equipe para reiniciar os trabalhos de 2022

Subsecretário municipal de educação faz abertura dos trabalhos da Busca Ativa Escolar com capacitação para servidores

Nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Nova Venécia, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou a primeira formação da plataforma Busca Ativa Escolar. A equipe, formada em 2021, passou por uma reestruturação, para o ano de 2022, com novos membros e por isso a necessidade de uma capacitação.

A Busca Ativa Escolar consiste numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social e Saúde, a qual tem o objetivo de erradicar a evasão escolar de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos – idade escolar obrigatória. O município de Nova Venécia fez a adesão em 2018, mas até dezembro de 2020, ficou inativa. 

Com o apoio do prefeito, em 29 janeiro de 2021, a Secretaria Municipal de Educação se empenhou muito e conseguiu realizar a readesão do município na Plataforma com a parceria das Secretarias de Assistência Social e Saúde, superadas as dificuldades iniciais, uma equipe foi estruturada e passou por várias capacitações. 

A plataforma Busca Ativa Escolar foi oficialmente implantada em Nova Venécia em junho de 2021. Segundo a coordenadora operacional da Plataforma, a servidora da Seme, quando se iniciaram os trabalhos na Plataforma, a rede municipal tinha 226 casos de abandono e/ou evasão, foram localizados 106, dos demais, 110 , a equipe conseguiu fazer a visita a 88 famílias e 22 estudantes voltaram para sala de aula. “Temos casos de 2021 para continuar ainda este ano, além dos casos de 2022; a Plataforma não só traz o aluno para escola, durante um ano, ela continua monitorando a criança e/ou adolescente para garantir sua permanência nas unidades escolares” explicou a coordenadora.

Para os trabalhos em 2022, um cronograma já foi planejado pela equipe para realizar o Dia D da Busca Ativa Escolar, campanha iniciada em 2021, em que a Plataforma criou o “Fora da Escola Não Pode”. 

A quinta-feira ficou estabelecida como o Dia D e a Seme já disponibilizou o automóvel para as visitas às famílias, cujos filhos tiveram o nome inserido pela escola ou pelos agentes de saúde, na plataforma do Programa, como um alerta de possível evasão escolar, sempre nesse mesmo dia da semana.

Para a secretária municipal de educação, o incentivo e empenho do prefeito foi imprescindível no desenvolvimento dos trabalhos da Busca Ativa. “O prefeito sempre se mobilizou para que esta importante ação se concretizasse em nosso município, ainda temos muito a fazer. A equipe já está capacitada e os recursos disponibilizados para retomar o trabalho em 2022.  O retorno dos estudantes para escola é sempre muito comemorado.” disse a educadora.

Durante a primeira capacitação de 2022 do Busca Ativa Escolar, Nova Venécia contou com a participação de dois municípios do Noroeste capixaba, Conceição da Barra e Ecoporanga, que vieram conhecer a dinâmica bem sucedida aqui no município em 2021 e foram recebidos pelo subsecretário de educação que fez a abertura do evento.

“Estamos muito gratos pela oportunidade, por Nova Venécia ter aberto esse espaço para partilhar conosco o conhecimento que já tem sobre a Plataforma” agradeceu a equipe de Conceição da Barra.  “Estamos confiantes em que os trabalhos agora vão deslanchar no nosso município também” afirmou a representante de Ecoporanga.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia