Banda Afrozumba participa do projeto ‘Cultura em Toda Parte’

O objetivo da chamada é selecionar atividades artísticas em todo estado. A banda Afrozumba é a representante veneciana no projeto.

O grupo cultural veneciano, Afrozumba foi um dos contemplados para o projeto, “Cultura em Toda Parte – Módulo Norte” que é resultado do Edital de Chamamento Público para Seleção de OSC (Organização da Sociedade Civil) para realizar a Gestão e Operacionalização do Projeto Cultura em Toda Parte Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, realizado pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) pela Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal e Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.  O Grupo Afrozumba teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Venécia para difusão do projeto

As inscrições para a Chamada Pública Cultura em Toda Parte – Módulo Norte aconteceram entre os dias 02 e 17 de abril, em formato on-line, por meio do Mapa Cultural ES. A Chamada Pública também previa reserva de 50% das vagas para mulheres, negros, LGBTQIA+, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência e recebeu 651 inscrições.

O objetivo é fomentar a circulação e a difusão de atividades culturais no Estado do Espírito Santo, por meio de apresentações artísticas e atividades de formação cultural (oficinas e palestras) em formato on-line.

O Grupo Afrozumba que atua a mais de 16 anos foi contemplado na categoria “C” de Grupos com mais sete membros, em que a Comissão de Avaliação selecionou 5 (cinco) projetos nesta categoria: Banda Afrozumba com o projeto Afrozumba Negras Memórias (Música – Nova Venécia) e o grupo Up Pomerisch – Banda Up Pomerisch (Música – Vila Pavão), ambos trabalham com culturas distintas, Banda Afrozumba com o resgate da cultura afro brasileira e a Banda Up Pomerisch com a cultura pomerana.

Ambos os projetos escolheram o cenário cultural veneciano, Centro Cultural Casarão para a execução da segunda fase, em parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Venécia (Sectur), os contemplados executaram a gravação de um conteúdo audiovisual para ser enviado a Secult, para transmissão em todo estado.

“É importante ver que os trabalhos de grupos culturais estão senbo valorizados, e mostrar os nossos valores, as nossas lutas e nossa arte para todo o estado do Espirito Santo”, disse o mestre e mentor do Afrozumba, Robson José, popularmente conhecido como Robinho Afrozumba.

Banda Afrozumba

A Banda Afrozumba ao longo de dezesseis anos desenvolve ações afirmativas e faz prevalecer o processo de construção e evolução do projeto com oficinas de percussão. O resultado desta iniciativa constitui-se na banda “AFROZUMBA”, objetivando o combate a discriminação social e racial, estimulando a autoestima, o orgulho dos afro-brasileiros, defendendo e lutando afim de assegurar os direitos civis e humanos dos negros. Que adotou as cores do Panafricanismo. O verde representa as florestas equatoriais da África, o vermelho o sangue da raça negra, o amarelo o ouro da África, o preto o orgulho da raça negra, o branco a paz mundial.

Com a vasta experiência adquirida ao longo de sua carreira, o mestre e mentor de ambos os projetos, Robson José Maria Ferreira, popularmente conhecido com “Robinho Afrozumba”, enfatiza sobre sua trajetória em busca de melhorias e elevação do nível cultural, em particular das crianças e adolescentes dos municípios que recebem suas oficinas, fala também sobre a importância do resgate dessa cultura em Nova Venécia e sobre a representatividade e valorização da cultura e seus monumentos históricos. “Ressaltamos que nesse seu período de existência o Projeto “Educando-se e Tocando” e Grupo Afrozumba possui várias iniciativas ricas tendo a Caminhada da Consciencia Negra como a de maior relevância no município”, disse Robinho Afrozumba.

O “Projeto Educando-se e Tocando” e Grupo AFROZUMBA já percorreu diversas cidades do Espírito Santo e outros estados, apresentando a música para um publico significativo em toda a sua trajetória. Vale lembrar que o repertório é um importante instrumento na luta contra o preconceito e discriminação além de valorizar e incentivar a autoestima do povo negro e suas comunidades.

Banda Up Pomerisch

A banda Up Pomerisch foi criada no dia 23 de novembro de 2007 quando fez sua primeira apresentação na 17ª Pomitafro, em que receberam um desafio: cantar em pomerano e fechar um cache para a 17ª Pomitafro e manter a banda com esse propósito. Esse foi o grande desafio Vila Pavão ter uma banda que valorizasse a língua da maioria da sua população consequentemente a sua identidade histórica e cultural no Brasil. A proposta cultural da Banda rendeu diversas reportagens sobre essa proposta cultural, O primeiro show foi com a apresentação de 4 músicas em pomerano com destaque para “Mocinha da cidade”, e três músicas da Banda Esperança do Rio Grande do Sul.

Depois deste show Osmar Folz (vocalista), fez diversas traduções de músicas nacionais que faziam muito sucesso e viraram o 2º CD da banda e um vídeo clipe com “Rato no coador” (letra de Jonaci Boning e José Marcos Belling), num edital da Secretaria de Estado da Cultura/SECULT. Dois CDs foram gravados e a banda foi contratada para eventos culturais pomeranos em Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Domingos Martins, Teófilo Otoni (MG) e Espigão do Oeste (RO).