Avaliações permanentes monitoram nível de aprendizagem na rede municipal de ensino

Alunos da unidade de ensino do Campo EMEIEF Regina Alves Dutra durante a avaliação diagnóstica intermediária

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), durante todo o ano de 2022, manteve o monitoramento da progressão da aprendizagem por meio de avaliações diagnósticas, que permitem a elaboração e readequação do planejamento.

Nos dias 20 e 21 de setembro, são aplicadas as avaliações intermediárias destinados a crianças e adolescentes do  ensino fundamental, do 3º ao 5º ano, em língua portuguesa e matemática, e do  6° ao 9º anos, em língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, educação física, arte e língua inglesa.
As habilidades essenciais em cada componente curricular previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são os critérios das avaliações.

A última avaliação da Proposta Pedagógica da Seme está prevista para acontecer em novembro, dentro do 3º trimestre. A Seme já aplicou até o momento 15 instrumentos avaliativos com formatos e objetivos específicos para monitorar a aprendizagem.

A assessora pedagógica da Seme explicou como a Secretaria trabalha com os dados extraídos das avaliações. “Após os resultados consolidados, a equipe Seme realiza o Assessoramento Pedagógico in loco e orienta a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), para recuperação dos conteúdos não aprendidos.

Alunos da unidade de ensino da cidade EMEF Veneciano durante a avaliação
Assessora pedagógica da Seme responsável pelo monitoramento das avaliações diagnósticas