Avaliações diagnósticas norteiam intervenções pedagógicas na educação em Nova Venécia

Avaliações diagnósticas da Educação Infantil feitas por meio de atividades pedagógicas lúdicas

Entre os dias 24 e 27 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) aplicou as avaliações diagnósticas de Língua Portuguesa e de Matemática para todos os estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais e uma avaliação conjunta dos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para as turmas de Pré-escola da Educação Infantil e para os estudantes públicos-alvo da Educação Especial de todas as etapas. As informações obtidas com o diagnóstico devem guiar o planejamento docente e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas para promover a recuperação dos pontos identificados como críticos.

Um dos desafios da retomada das aulas presenciais é a recuperação da aprendizagem após meses de ensino remoto. A Secretária Municipal de Educação disse que para receber os estudantes e trabalhar com as defasagens de aprendizagem, a primeira estratégia pensada foi na avaliação diagnóstica, cujos resultados possibilitarão identificar quais habilidades não foram alcançadas por meio das atividades remotas. “A partir do apontamento desses índices, estratégias pedagógicas serão elaboradas para superar as lacunas na aprendizagem e, então, dar continuidade ao processo acadêmico” explicou a secretária.

Elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelas Coordenações do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da Seme, as avaliações de matemática continham 10 questões de múltipla escolha, já as de português, além das 10 questões, exigiam também uma produção de texto. Na educação infantil, a criança passou por uma minuciosa observação dos professores ao realizar atividades lúdicas que permitiam mensurar o alcance dos objetivos de aprendizagem até o momento.

A correção das provas será feita pelos professores das Unidades de Ensino das respectivas disciplinas e os resultados enviados à Secretaria até o dia 08 de setembro. Assim, com os dados em mãos, será possível a tomada mais acertada de decisões que visem a recuperar a aprendizagem não alcançada no ensino remoto.

A organização nas Unidades de Ensino aconteceu em dias alternados para que todos os estudantes fossem contemplados logo na primeira semana, somente os alunos do 2º ano do ensino fundamental precisaram retornar mais de uma vez para fazer também o Teste de Fluência em Leitura que tem até o dia 03 de setembro para concluir a aplicação e consiste na gravação de áudio da criança lendo, o qual será inserido em aplicativo próprio do Programa, em parceria com a Sedu, para correção e análise até o final de setembro. “Ocorreu tudo de forma muito tranquila, estamos satisfeitos com a realização de mais esta ação tão bem planejada” declarou uma das diretoras escolares do ensino fundamental dos anos iniciais.

Escolas da rede municipal aplicando o Teste de Fluência em Leitura