Avaliação de fluência em leitura para alunos do ensino fundamental

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, em parceria com a Associação Bem Comum, iniciou, nesta terça-feira (15), a avaliação de fluência em leitura para os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

A avaliação tem como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança para contribuir com as práticas pedagógicas focadas nas necessidades dos estudantes.

O aluno realiza a leitura de um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto, frases e de um conjunto de palavras, enquanto ele faz a leitura, o avaliador marca o tempo da leitura e os erros cometidos.   O desempenho é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto com fluência.

Segundo a coordenadora do ensino fundamental dos anos iniciais, com o impacto da pandemia, veio o ensino remoto, o que prejudicou o desenvolvimento da leitura dos alunos, por isso a importância da aplicação da avaliação de fluência, para que assim seja feita a intervenção pedagógica necessária em 2022.

“Essa avaliação, busca aferir a fluência em leitura, o que significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras, frases e textos lidos, entendendo que a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo”, finaliza a coordenadora.

Durante a realização, a escola, têm acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações da avaliação. Vale ressaltar que os estudantes já realizaram a avaliação diagnóstica de conhecimento e escrita. Ao final, os resultados são divulgados por unidade escolar e socializados junto à rede municipal, realizando discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados. A avaliação acontece até dia 25 de fevereiro nas unidades de ensino que oferta os anos iniciais.

Alunas da rede municipal de ensino (sede e multisseriadas do campo) durante a realização da avaliação de fluência

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia