Autismo é tema da segunda formação da Educação Especial em Nova Venécia

Grupos de Trabalho para estudos sobre Autismo no Contexto Escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta segunda-feira dia (12), o segundo encontro de formação para a construção e elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia, com o tema “Autismo no Contexto Escolar: Desafios e Perspectivas”. Participaram, deste momento, técnicos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação, pais de alunos, professores, supervisores, diretores das unidades de ensino e da sociedade civil e representantes de outros municípios como São Mateus e Pinheiros.

Na abertura dos trabalhos, a secretária municipal de educação de Nova Venécia falou da necessidade da formação, construção e elaboração das Diretrizes da Educação Especial, que vêm atualizar as políticas públicas para essa modalidade tão importante e esclareceu “O melhor caminho é a união de todos os envolvidos com os alunos público dessa modalidade de ensino, por isso temos uma Comissão Central, uma Comissão representativa e convidados de todos os segmentos da sociedade.”


A convidada e palestrante do dia de estudos foi a professora Flaviane Lopes Siqueira Salles, doutoranda na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES/ES, especialista em Educação em Deficiência Intelectual, professora de Educação Especial na perspectiva da Inclusão, membro do grupo de estudo Sobre Autismo e do núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física na Perspectiva Inclusiva e pesquisadora no Laboratório de Educação Física na Perspectiva Adaptada. A professora discorreu sobre a escolarização dos sujeitos com autismo e a importância da constituição de vínculos e do trabalho em equipe para o sucesso da inserção e permanência desses sujeitos na escola.

Os trabalhos das Comissões contam com a colaboração técnica da doutora em educação Ariadna Pereira Siqueira Effgen, professora do Ensino Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/NV. Ela explica que a representação de todas as áreas educacionais afins é essencial para o trabalho das Comissões na elaboração das Diretrizes. Destacou ainda a importância da inscrição para a organização dos trabalhos a fim de obedecer aos protocolos de segurança necessários.

Os grupos de trabalhos foram formados para discussão do assunto que foi distribuído por tópicos de estudo: Conceito do Sujeito-TEA, Papel da Escola, Inserção do sujeito na escola/Estabelecimentos de Vínculos, Papel do Professor, processo de Aprendizagem, Sala de aula e Sala de Recursos Multifuncional e, com a intermediação da professora Ariadna, as construções de cada grupo foram socializadas e consolidadas.

A construção das Diretrizes está planejada por meio de encontros de elaboração e outros de formação, são momentos distintos, mas os dois são de extrema relevância para execução coletiva da proposta, que terá grande impacto sobre as práticas pedagógicas. A formação terá certificação do Instituto Federal do Espírito Santo – Campos Nova Venécia/ES.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia