Aula inaugural da EJA profissional em Nova Venécia: expectativas e sonhos

Equipe da Secretaria Municipal de Educação e do Ifes junto aos alunos da EJA

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou, na última segunda-feira (04), a primeira aula para os 36 alunos da sede do município em distorção de idade-série do 9º ano do ensino fundamental, agora, matriculados  na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com qualificação profissional, inédita, na rede de ensino municipal.

A aula teve início na EMEF Dr. Adalton Santos e, em seguida, os alunos foram ao Ifes para conhecer as dependências da Instituição, bem como o laboratório onde irão cursar o técnico em Operador de Computador.
De acordo com a Comissão de Implementação da Modalidade EJA, o curso, ofertado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Nova Venécia, é uma Formação Inicial Continuada (FIC)  integrada ao ensino fundamental anos finais, que tem por objetivo oportunizar a qualificação social e profissional para quem não teve acesso aos estudos na idade certa.

A emoção tomou conta dos alunos e convidados presentes que foram recepcionados com apresentações musicais feitas pelos estudantes do Instituto Federal. “Não teve como não chorar, estou muito feliz de estar aqui. Sei que aqui vou poder aprender muito”, disse uma aluna da EJA.
Outro aluno disse estar com boas expectativas para o futuro. “Sonho em ser bombeiro e esse curso vai me ajudar a realizar. Esse é o primeiro passo”, finalizou.

Segundo a secretária municipal de educação, foi planejada uma proposta de ensino que atendesse aos interesses dos estudantes. “Formamos uma comissão para estudar, fazer levantamentos, planejar uma forma de fazer com que esses alunos em distorção pudessem concluir o ensino fundamental e proporcionar a eles uma qualificação profissional”, afirmou  a gestora. Ela concluiu dizendo que todos os matriculados na modalidade são privilegiados, pois além de terem  um certificado da rede municipal, terão também uma certificação da  Instituição Federal.

O prefeito fez parte da aula inaugural dando as boas-vindas aos alunos. “Agarrem essa oportunidade com determinação, se engajem que o sucesso certamente será garantido”, frisou. Ele finalizou agradecendo o empenho da equipe da Seme e a parceria do Ifes.

Os alunos matriculados na EJA terão alimentação garantida na EMEF Dr. Adalton Santos e transporte para locomoção ao Ifes cedido pela Prefeitura de Nova Venécia.

Alunos matriculados na EJA com qualificação profissional no laboratório de informática do Ifes Campus Nova Venécia
Secretária municipal de educação de Nova Venécia durante aula inaugural da EJA profissional
Comissão de Implementação da Modalidade EJA da Seme
Apresentação musical feita pelos estudantes do Ifes no acolhimento aos alunos da rede municipal