ATUALIZAÇÃO DA COVID-19 Com situação ainda mais grave, Nova Venécia poderá adotar medidas mais restritivas contra Covid-19

Cerca de 100% dos leitos clínicos e Covid do Hospital São Marcos estão ocupados e mais de 200 atendimentos diários estão sendo realizados na Unidade de Enfrentamento à Covid-19, no bairro Ascensão.

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (24), na Prefeitura de Nova Venécia, o prefeito, juntamente com o vice-prefeito, o secretário de Saúde, o diretor do Hospital São Marcos, o enfermeiro, foram atualizadas as informações referentes ao enfrentamento à Covid-19 no município.

Atualmente no Hospital São Marcos estão sendo intubados diariamente cerca de quatro pessoas em media com complicações de Covid-19, todos os 62 leitos do Hospital estão ocupados, exceto Obstetrícia. “É praticamente uma outra doença, nós temos que adaptar, estamos recebendo pacientes graves, mais de 20 a 25 pacientes sendo tratados com Covid-19 no Hospital. E no momento não temos mais leitos disponíveis, para atender nem pessoas com Covid-19, nem com outras enfermidades ou acidentadas que chegam diariamente na nossa unidade. Os profissionais de saúde estão todos esgotados fisicamente e psicologicamente”, disse o diretor do Hospital São Marcos.

Hospital São Marcos também confirmou que há paciente internado no hospital com a nova variante inglesa do Coronavírus, que é muito mais transmissível e letal.

A Secretaria de Saúde informou que são atendidas, mais de 200 pessoas por dia, suspeitas de Coronavírus na Unidade de Pronto Atendimento, atual Unidade de Enfrentamento a Covid-19, localizada no bairro Ascensão. Somente nos últimos sete dias foram realizados mais de 370 testes criteriosos para diagnostico da doença. “Temos que estar prontos e preparados. O hospital pede ajuda para que todos possam colaborar. A evolução clinica em termos de uma pessoa normal para se tornar grave estão em níveis extremamente perigosos. Há uma necessidade eminente de medidas mais restritivas”, disse o secretário de Saúde.

“Ninguém quer ver a economia do município, do estado, da união fragilizada, mas não vemos outra solução a não ser tomar medidas mais restritivas, não podemos nos omitir no nosso posicionamento para impedir o contagio do novo Coronavírus. Peço o apoio do comercio, de empreendedores da área de eventos, peço ajuda as cidades vizinhas que façam o seu papel. Precisamos trabalhar unidos para ter eficiência e eficácia para diminuir o ritmo da contaminação ou podemos nos preparar para aplicar medidas mais severas de restrição e por um tempo muito mais longo se não tivermos a compreensão de todos nesse momento difícil”, disse o prefeito de Nova Venécia.

NOVOS LEITOS DE UTI E ESCASSES DE MEDICAMENTOS

De acordo com o enfermeiro Ulysses Silva, os leitos cirúrgicos foram transformados em leitos para paciente com Covid, e a parte administrativa, vai ser transformada em leitos improvisados, além do aumento de mais de 3000% do valor de medicamentos usados para intubação. “Não achamos medicamentos no mercado, para se ter uma ideia, o medicamento usado para intubar como Rocurônio, passou de R$ 7,90  para mais de R$ 298. Pode faltar oxigênio, antes o hospital recebia oxigênio semanalmente, hoje é preciso abastecer de dois em dois dias o nosso quantitativo necessário para os pacientes internados, vamos transferir nosso setor administrativo para fazer leitos de cerca de 10 a 15 leitos de Covid”, disse .

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS E NOVA UNIDADE DE ATENDIMENTO PARA COVID-19

O prefeito de Nova Venécia informou que nos próximos dias será realizado um processo seletivo para contratação de profissionais para enfrentamento à Covid e que será instalado mais uma unidade de atendimento a pacientes suspeitos da doença. O chefe do executivo destacou que poderá ser aplicado medidas mais restritivas nos próximos dias. “Precisamos nos preparar na capacidade laboral, estrutura física e de recursos humanos. Não temos vaga de leitos clínicos e covid aqui em Nova Venécia, não temos em São Mateus, não temos em Barra de São Francisco. Estamos no limite e precisamos tomar medidas que podem desagradar algumas pessoas, mas com certeza para ser a favor da vida”, disse.

SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

O vice-prefeito, pediu o apoio da população e principalmente mais sensibilidade dos empresários e comerciantes. “Agradecer o empenho dos profissionais de saúde que estão trabalhando duro para salvar vidas e fazer um apelo para as empresas que foram caracterizadas como essenciais, que possam se sensibilizar e diminuir o quadro de funcionários trabalhando, adotar revezamento entre outras medidas, para que possamos ajudar a vencer essa doença tão grave. Que o fluxo de pessoas nas ruas possa diminuir e a população se conscientize para que não que seja preciso usar da parceria com os órgãos de fiscalização”, disse.

Em um relato emocionante o diretor do hospital São Marcos falou da situação atual e destacou a importância de medidas restritivas da população para evitar o colapso do sistema de saúde do município. “Quando você vê a sua equipe, muitos ali com 20 anos de profissão, chorando, não tem como você ir bem psicologicamente para casa. Se vocês querem ajudar, se conscientizem com relação ao momento. Respeite as pessoas, respeite a vida. A situação mudou, temos que nos proteger. Não temos mais leito, a maioria dos pacientes estão em estado grave, nós já perdemos três médicos, isso está acontecendo aqui em Nova Venécia, não é somente nas capitais, essa é a nossa realidade (emocionado)”, disse.