Assessoramento Pedagógico nas unidades de ensino de Nova Venécia

EMEIEF Marina Campanholle - Assessoramento Pedagógico para o Ensino Fundamental Anos Iniciais (multisseriada)

Com a implantação da Proposta Pedagógica para o ano de 2022, com foco no combate à  defasagem da aprendizagem, acentuada com a pandemia, foi estruturado também o Assessoramento Pedagógico para as 57 unidades de ensino, da cidade e do campo, pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação. 

O objetivo principal desta ação é acompanhar e apoiar as escolas utilizando o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), o uso adequado e alinhado dos materiais didáticos pedagógicos, o acompanhamento das mensurações diagnósticas e também da Avaliação de Fluência em Leitura dos anos iniciais do ensino fundamental. 

Segundo a chefe do Departamento Pedagógico da Seme, é importante ressaltar que não serão apenas os professores de língua portuguesa e matemática que terão assessoramento, mas todos os demais que alinharam seu componente curricular ao Plano de Ensino, elencando os conteúdos essenciais a serem trabalhados no ano letivo de 2022.  

“Além desse assessoramento para auxiliar na ação dos docentes e supervisores, as escolas também irão traçar um plano de ação, alinhado ao da Seme, em que há  metas,  como exemplo, a de recuperar a aprendizagem dos anos iniciais, alfabetizando os alunos de 1º ao 3º e os que precisam ser alfabetizados dos 4º e 5º anos e aumentar os índices do IDEB nos 5º e nos 9º anos das escolas da rede”, completa a gestora. 

As escolas recebem também assessoria da equipe de Inspeção Escolar, que dá orientações e auxilia os gestores e professores nas questões documentais. Dois veículos, modelo Van, foram colocados à disposição dos técnicos responsáveis em acompanhar o trabalho desenvolvido em todas as escolas da rede municipal de ensino. Um cronograma de assessoramento com datas e horários definidos pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Confira nas imagens as unidades de ensino que já receberam o apoio das equipes da Seme.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia