Apresentações e atividades culturais celebram o Dia da Consciência Negra nas escolas de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e as unidades de ensino, marcou o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com a culminância de diversas ações sobre o tema.

No campo e na cidade, o colorido das vestes do povo negro chamou a atenção nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, sob orientação dos professores. “Para mim é importante saber sobre a origem da data, o quanto esse povo lutou em busca dos seus direitos. Me encanta a cultura e as cores que a simbolizam”, disse uma aluna.

Danças, desfiles e cartazes retrataram a luta de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão. A data é lembrada para conscientizar a população em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento da raça desde a colonização, além da importância da cultura africana no Brasil.

A responsável pelo Currículo de Nova Venécia na Seme explicou que o ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira” se dá durante todo o ano letivo, mas, em novembro, há um enfoque maior com culminância dos trabalhos na semana do  dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, e as escolas da rede realizam atividades especialmente com esse objetivo. “Salientamos que as habilidades ligadas à  Lei de nº 10.639/2003 perpassam por todos os componentes curriculares de todos os anos-série.

Na etapa do ensino fundamental, ou nos campos de experiências da educação infantil, há inúmeras possibilidades de se fomentar o estudo do tema dentro do Currículo”, garantiu a servidora.

“Trabalhos lindos, com riqueza de detalhes. As equipes das unidades de ensino estão de parabéns pela condução das atividades realizadas durante todo o ano, com uma temática tão relevante para a educação dos nossos alunos”, ressaltou a diretora  de departamento pedagógico da Seme.

Abaixo você pode conferir lindos momentos da Consciência Negra nas escolas.