Alunos retornam às escolas graças a Estratégia Busca Ativa Escolar

Por meio da Estratégia Busca Ativa Escolar, 18 crianças retornaram seus estudos no mês de outubro. Desde 30 de setembro, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou a campanha Busca Ativa Escolar, com o Dia D sempre realizado às quintas-feiras.

A campanha, que consiste em uma ação da Plataforma com o objetivo de erradicar a evasão escolar de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos – idade escolar obrigatória -, consolidou os resultados das visitas realizadas no mês passado com 21 visitas.

A análise dos dados foi muito positiva visto que 18 crianças estão devidamente frequentando a escola novamente, mas o trabalho realizado pela Equipe de Campo da Busca Ativa encontrou situações de muita dificuldade que precisaram de ações contundentes da Secretaria Municipal de Educação para que pudessem ser sanadas.

A Equipe de Campo da Busca Ativa conta com 11 membros da Educação e da Assistência Social que programam a visita à família, conforme a escola insere na Plataforma um alerta de infrequência desse aluno. Durante a abordagem, tudo é catalogado a fim de levantar as possíveis causas de evasão ou desistência.

Os motivos apresentados pelas famílias para justificar a evasão foram 7 casos de vulnerabilidade como extrema pobreza e desemprego, 8 casos declararam o desinteresse da criança/adolescente, 3 situações de doença da criança ou membro da família, 1 caso de gravidez na adolescência, 1 por falta de transporte escolar e 1 por trabalho infantil.

Imediatamente após as visitas e levantamento das causas, a Equipe de Campo, em parceria com as escolas e até a inciativa privada, conseguiu doações de materiais escolares e uniformes para as crianças.

A questão do transporte escolar foi encaminhada à Seme que constatou a real necessidade de fazer um aditivo para cobrir o trecho, atendendo a demanda do Busca Ativa e demais famílias da região. “É muita emoção ver os filhos sendo entregues aqui na porta de casa; a essa hora, já está escuro, e eu ficava muito preocupada” disse uma das famílias em vídeo enviado à Secretaria de Educação.

“As ações têm sido muito rápidas, em alguns casos, a visita foi feita numa quinta-feira, na segunda já retornávamos com as doações e no outro dia as crianças já estavam na escola. “Presenciamos cenas de muita emoção. Ver o rostinho de felicidade das crianças de uniforme e materiais novos nos estimula a continuar esse trabalho tão gratificante.” contou uma das participantes da Equipe de Campo da Busca Ativa Escolar.