Alunos das Escolas do Campo de Nova Venécia participam de Plantões Pedagógicos

Professora katiúscia Mara Rocha de Jesus e o aluno Gustavo José Grillo - 5º ano da EMEIEF Finistauro Grillo

As 28 instituições de Educação do Campo de Nova Venécia, sob a orientação da Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Educação, promoveram, diversos Plantões Pedagógicos presenciais com os alunos, a ação iniciou na segunda-feira (14) e aconteceu durante toda a semana.

Os professores estão proporcionando atendimentos para sanar dúvidas, direcionar, colaborar no aprendizado e na resolução das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, principalmente, aos estudantes que vêm apresentando dificuldades de aprendizagem. “Essa é mais uma importante ação para garantir que educação chegue para todos”, avaliou o prefeito.

Em cada plantão, são atendidos em média quatro alunos, individualmente, seguindo os protocolos de segurança. Os pais ou responsáveis, que estão indo às unidades levar os estudantes, podem esperá-los em um ambiente preparado para evitar a aglomeração.

Ao chegar às unidades de ensino da rede municipal de ensino, todos se deparam com vários informativos a respeito dos cuidados necessários para a segurança nos Plantões: o uso obrigatório de máscara enquanto estiver no local e a higienização das mãos com álcool em gel ao entrar. Todos são orientados sobre os protocolos a serem seguidos durante o atendimento, que dura em média sessenta minutos.

Distanciamento Social

A previsão é de que no mês de julho as aulas sejam retomadas em Nova Venécia, para tanto, as Escolas do Campo já foram preparadas com medidas para assegurar o distanciamento social como a demarcação das carteiras que podem ser utilizadas pelos estudantes.

Segundo a secretária de Educação, esse atendimento individualizado é para garantir um ensino de qualidade, mesmo em tempos de pandemia e de aulas remotas. “Ao promover um atendimento individualizado, o professor contribui de maneira significativa, com o desenvolvimento pedagógico dos nossos estudantes. Apesar de estarmos em aulas remotas, o aluno sem acesso à internet poderá ir até a escola e aprimorar o seu conhecimento. Com isso, a escola está priorizando a qualidade de ensino”, destacou a secretária.

A professora, da EMEIEF Assentamento Rodeio contou que se emocionou ao entrar na sala de aula ao reencontrar seus alunos “Meu coração acelera em atender cada aluno, principalmente quando vejo o olhar de alegria e contemplação ao adentrarem a sala de aula. Quando recebi meus alunos uniformizados e os vi se aproximando da sala, senti um misto de emoções como alegria e esperança. Ouvir meu aluno do 1º ano expressar que o seu dia estava incrivelmente bom, e repetir isso várias vezes, fez com que minha emoção saltasse aos olhos”, pontuou a professora.

Já um aluno comemorou. “Quando estou na escola meu dia é incrível e legal, desejo que o Coronavírus vá embora logo, para eu poder conhecer meus colegas e voltarmos a estudar todos os dias” e declarou à professora Tia, mesmo sabendo que não podemos nos abraçar, que tenho que usar máscaras, álcool em gel e ficar distante dos meus amigos, quero conhecer todos” disse.

Plantão online

O plantão pedagógico também está disponível na modalidade online, caso o aluno não tenha condições de ir até a escola, o contato com o professor pode ocorrer por aplicativo de mensagens e atendimento personalizado por chamada de vídeo, orientado por cada instituição educacional.

Professora e aluno do 1º ano da EMEIEF Assentamento Rodeio.

Professora e os alunos do 3º ano (primeiro plano) e do 4º ano na EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha.

Aluno do 3º Ano, durante o plantão pedagógico, na EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha.

Os alunos do 1º ano (à frente) e do 4º ano (ao fundo), ambos da EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha.