Volta às aulas presenciais na rede municipal de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, junto a Secretaria Municipal de Educação, esteve, na manhã desta segunda-feira, 23, em agenda de trabalho no Prédio Compartilhado das Unidades de Ensino EMEF “Francisco Secchim” e EEEM “Zeferino Oliosi”. A visita do prefeito abre as aulas presenciais do ano letivo de 2021. Prestigiaram o momento também a Superintendente Regional de Educação, o Diretor da EEEM “Dom Daniel Comboni”, a Diretora da EMEIEF “Francisco Secchim”, a Diretora da EEEM “Zeferino Oliosi”, quatro Representantes do Legislativo Municipal, o Chefe do Setor de Serviços Gerais da Seme, o Chefe do Setor de Obras de Guararema, o Coordenador da Comunidade Católica, o Representante de Pais, o Representante da Igreja Presbiteriana, os técnicos da Secretaria de Educação, os Supervisores, Coordenadores Escolares, Professores e, especialmente os alunos do 1º grupo a frequentar a escola da comunidade presencialmente desde o início da pandemia.

O prédio onde funcionam as escolas EMEIEF “Francisco Secchim” e EEEM “Zeferino Oliosi” passou por melhorias na infraestrutura graças à parceria entre a Prefeitura de Nova Venécia e Governo do Estado do Espírito Santo, representado pela Superintendência Regional de Educação. Entre ações executadas estão a revitalização do prédio como os consertos do muro e do forro, trocas de caixa d’água, ventiladores, lâmpadas, tomadas, vidros, portas das salas de aula e de banheiros, capina, limpeza, poda das árvores e do jardim dentro e fora e limpeza de telhado e calhas.

O Prefeito enalteceu a parceria entre Estado e Município “Quero parabenizar aos moradores da comunidade e às equipes escolares do município e do estado pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Quando nos unimos, nossas crianças e jovens só têm a ganhar”, o chefe do executivo aproveitou para se dirigir aos estudantes “Poder estudar num ambiente agradável nos estimula a nos dedicar ainda mais. Que nossos alunos vejam o conhecimento como as portas abertas para as oportunidades. Estudem!!” motivou o prefeito.

A Superintendente Regional de Educação retomou em sua fala as reuniões feitas em janeiro entre estado e município para alinhar a parceria “Foi de extrema importância manter o diálogo, pois desta forma os resultados foram alcançados e abrem espaço para outras ações.”

Ainda conforme a programação, para o momento de acolhimento, alunos e convidados foram recepcionados com música. Os participantes assistiram a um vídeo com a apresentação de imagens de antes e depois dos serviços executados no prédio. Houve a declamação do Cordel: “Nenhum Professor do Mundo é Substituído por um celular” feita pelo aluno Kawê Moreschi de Sá. A professora de ciências da EMEIEF “Francisco Secchim” fez a entrega simbólica de certificados e medalhas da Olimpíada de Astronomia em homenagem aos alunos medalhistas: Flávia Favero Luchi, medalha de prata; Nathália Bevitoio Sabadini, medalha de prata e Henrique Pacheco Moreira, medalha de ouro, mas a Equipe da Escola providenciou medalhas também para todos os estudantes, segundo a Diretora da Unidade de Ensino, “Todos os alunos são Campeões do Ensino Remoto, porque cruzaram a linha de chegada do conhecimento mesmo com tantos desafios.” Ainda como parte do acolhimento, foi oferecido um lanche especial.

A Secretária de Educação disse que está muito feliz com a retomada das aulas presenciais “Após os dias de acolhimento dos alunos nas escolas e uma live para os professores, hoje à noite, sobre bem-estar emocional, iniciaremos outra etapa igualmente importante: a das avaliações diagnósticas de língua portuguesa e matemática para todas as turmas e o Teste de Fluência em Leitura para os alunos do segundo ano. Uma atividade que mostrará o quê, o quanto e como os alunos aprenderam, ou não aprenderam, em relação às atividades desenvolvidas durante os anos de 2020 e 2021. Dessa forma, será possível identificar os pontos positivos e as dificuldades da turma e de cada aluno.”

As autoridades presentes, depois de seus pronunciamentos, percorreram as dependências do ambiente escolar para verificação das melhorias de infraestrutura realizadas e o prefeito recebeu uma homenagem dos alunos pela passagem do seu aniversário.