A Secretaria Municipal de Educação realiza mais uma reunião periódica com os diretores escolares

Momento de acolhida proporcionado pela Seme durante a reunião de diretores

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal  de Educação (Seme), manteve sua agenda de trabalho quinzenal de reunião com os diretores e supervisores escolares na segunda-feira (13).

No auditório da Seme, os profissionais analisaram a quinta mensuração das avaliações do ensino fundamental anos iniciais e finais com foco nas habilidades desenvolvidas no 1º trimestre.

A Coordenação da Educação Infantil também abordou o resultado da Avaliação Diagnóstica e Coordenação da Educação Especial explanou sobre o Plantão Pedagógico com os professores da Educação Especial Sala de Recursos Multifuncionais (SRM).

Assuntos relacionados a sistemas educacionais e plataformas de inserção de dados como o PDDE Interativo, o EducaCenso e o Siscol foram tratados no intuito de dirimir as dúvidas mais frequentes.

A Coordenação de Projetos deu informou aos diretores sobre o Programa Agrinho, o qual trata de uma iniciativa para desenvolver a responsabilidade social, levar informações sobre saúde e segurança pessoal aos estudantes. 32 escolas fizeram adesão e nos próximos dias está prevista a formação de professores sobre o Programa.

A equipe de Formação Continuada deu orientações para a mobilização necessária à votação popular da Emenda Parlamentar do projeto de Reestruturação Tecnológica das Unidades de Ensino do Município de Nova Venécia- ES, que pode ser divulgada na comunidade escolar.

Outro assunto amplamente discutido na reunião de diretores e um dos maiores desafios apontados pelos participantes foi a infrequência escolar, ou seja, a quantidade de faltas dos estudantes, visto que o processo de ensino-aprendizagem  é interrompido e preocupa professores. Algumas ações para solucionar o problema foram elencadas para serem compartilhadas com familiares e responsáveis pelos estudantes em parceria com os órgão públicos de competência da infância e da adolescência.

Por fim, o grupo deu uma atenção especial para a leitura e Nota Técnica COVID-19 No 14/2022 emitida pela GEVS/SESA/ES, a qual recomenda o uso de máscara nos ambientes escolares.

Para a diretora do departamento pedagógico, é muito importante esse alinhamento entre a Seme e as unidades de ensino. “A frequência com que nos reunimos é de extrema relevância para gerir os desafios que vão surgindo, assim vamos alinhando as novas demandas ao nosso planejamento”, explicou a pedagoga.

Equipe Seme, diretores e supervisores escolares presentes à reunião