A Secretaria de Assistência Social realizou hoje no CRAS, reunião a fim de definir ações acerca da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

A reunião foi a fim de definir ações acerca da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Participaram da reunião, a secretária de Assistência Social, Herileny Pratte, a Diretora de Departamento Joice Favero, o vereador Damião Bonomete, a coordenadora do CRAS Érica Carvalho Dutra, juntamente com a equipe de referência do Centro de Convivência do Idoso, Iara Falqueto e Marlon de Oliveira. A reunião teve como objetivo afirmar o compromisso do poder público com a efetividade do Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003) no nosso município, garantindo o exercício dos direitos das pessoas idosas e a efetivação das políticas públicas que atendam às necessidades dos idosos no nosso município.

O ano de 2020 foi caracterizado pelo 75º aniversário das Nações Unidas (ONU) e pelo 30º aniversário do Dia Internacional do Idoso. Assim, a ONU e a OMS (Organização Mundial da Saúde) promoveram a proposta Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030, que se traduz como método importante para se apoiar ações de uma construção de uma sociedade para todas as idades. Nesse sentido, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, política do Governo Federal regida pelo Decreto nº 9.921/2019 e Decreto nº 10.604/2021, mostra-se como importante instrumento também de promoção de vida, visando promover a integração de políticas públicas formuladas no âmbito federal e a intersetorialidade orientada da ação local – estadual e municipal, sendo o público-alvo a população idosa brasileira.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, é o responsável por operacionalizar a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

A comissão municipal da Estratégia foi eleita sendo Iara Falqueto e Marlon de Oliveira com a Coordenação da Érica Cavalho Dutra. “Hoje foi o primeiro passo para a implementação da Estratégia no município. A partir de agora, as ações serão planejadas e executadas visando o envelhecimento ativo, saudável e sustentável da nossa população, por meio do fortalecimento do Centro de Convivência do Idoso. Também é nosso objetivo resguardar os direitos dos idosos, com a máxima efetivação do Estatuto.” disse Herileny.

“Com a efetivação da Estratégia, os idosos do nosso município serão acompanhados ainda mais de perto pela Secretaria de Assistência Social, que já vem realizando um excelente trabalho com os nossos idosos.” Disse o vereador Damião.

A Equipe do CCI apresentou todo o projeto para os convidados e foi definido que o Município dará continuidade as ações.