A equipe Águias do Rapel, de Nova Venécia, fez história ao conquistar o título de campeã no 1º Festival de Balonismo de Águia Branca (ES), realizado entre os dias 26 e 28 de setembro. O piloto veneciano Maychon Vieira Amaral, acompanhado de sua equipe, composta por sua esposa Andréia, Francarlos e Acácio, brilhou em sua primeira participação oficial em competições da modalidade e levou o município ao topo do pódio.
O evento reuniu cinco pilotos vindos do Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul, com disputas que combinaram técnica, estratégia e emoção, além de voos panorâmicos que encantaram o público presente. Aproximadamente 20 mil pessoas prestigiaram o festival ao longo dos três dias.
A prova realizada foi a tradicional Caça-Raposa, uma das modalidades mais desafiadoras do balonismo. Nela, um balão “raposa” decola primeiro e traça seu caminho pelo céu. Os demais partem minutos depois com a missão de segui-lo e lançar uma marcação – um pequeno saco de areia – o mais próximo possível do “X” marcado pelo pouso da raposa. Para validar a jogada, o saco deve cair dentro de um raio de 50 metros do alvo, e a pontuação é definida pela proximidade ao centro.
Vitória com sabor especial

Com habilidade e precisão, Maychon Vieira Amaral superou pilotos experientes e garantiu o primeiro lugar, à frente de Bruno Constante, de Torres (RS), que ficou em segundo, e PC Farias, em terceiro.
A conquista foi celebrada pela equipe Águias do Rapel como um marco:
“A sensação é de alegria, missão cumprida e felicidade. Esse resultado projeta toda a equipe Águias do Rapel para um cenário nacional, mostrando que estamos preparados para executar voos de turismo na região com credibilidade e autoridade. O título de Águia Branca comprova nossa capacidade e abre portas para novas oportunidades”, ressaltou Maychon.
De olho no mundo
Com a vitória, a equipe já pensa nos próximos passos. Ainda este ano, há a possibilidade de representar o Espírito Santo em um festival internacional no Catar, em parceria com a Bahia Balonismo, comandada por Reginaldo, presidente da Federação Baiana de Balonismo.
“Queremos viver novas experiências, trocar conhecimento com pilotos de outros países e fortalecer o balonismo capixaba. Esperamos que esse título incentive mais pessoas a conhecerem os passeios de balão e confiarem em nosso trabalho”, destacou o campeão.
O festival foi promovido pela Prefeitura de Águia Branca e contou com direção técnica do piloto Ricardo Lima. Para 2026, já estão confirmados outros cinco eventos de balonismo no Espírito Santo, consolidando o estado no calendário nacional da modalidade.
Incentivo ao esporte de aventura

A Prefeitura de Nova Venécia vem apoiando iniciativas ligadas ao esporte de aventura e turismo de natureza, estimulando modalidades como o balonismo, que projetam o município para além das fronteiras regionais.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, destacou a importância do momento: “É um orgulho ver Nova Venécia sendo representada e conquistando títulos em uma modalidade tão especial como o balonismo. Esse resultado mostra o talento dos nossos pilotos e a força da nossa equipe, além de reforçar o compromisso da Prefeitura em incentivar o esporte, o turismo e a cultura de aventura em nosso município.”