Secretaria Municipal de Educação oferta formação para professores das escolas multi do campo

Professores das escolas multi do campo com as formadoras durante a capacitação pela manhã

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última quarta-feira (31), ofertou a última Formação Continuada em Serviço, prevista em Calendário Escolar para o mês de maio. No auditório da Seme, foram contemplados com a capacitação em língua portuguesa e matemática os professores das escolas multi do campo.

Conduzidos pelas técnicas pedagógicas da Seme, todas membros da coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que são multiplicadoras da formação do Programa Educar pra Valer, os professores formaram grupos de estudos divididos em ciclo de alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano, e turmas de 4º e 5º anos juntas.

A professora Regina Lopes desenvolveu com o grupo de ciclo de alfabetização o tema de Produção Textual, em língua portuguesa, sempre observando os campos de atuação aos quais os textos pertencem e estão relacionados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como vida cotidiana, artístico-literário, estudo e pesquisa e vida pública. Os cursistas apresentaram ainda uma produção realizada coletivamente. 

Já em matemática, a Geometria foi foco do segundo momento de trabalho. Para a especialista, é preciso superar a ideia de que a geometria se limita às figuras geométricas. “Trabalhando também com atividades de Movimentação e Localização de pessoas e objetos no espaço, conhecer o espaço em que vive, saber se localizar nele, assim como, identificar objetos, figuras planas e não planas, são alguns dos objetivos para se trabalhar com os conteúdos de espaço e forma”, explicou Regina.

Para os professores do grupo de 4º e 5º ano, a professora Élida Almeida da Silva, em língua portuguesa, trouxe a temática Tipologia e gêneros textuais: campos de atuação, elementos constituídos e organização composicional dos textos. Em matemática, a professora Débora Cristina Carvalho Vigne relacionou com o grupo de cursistas as Habilidades focos da etapa, abordando objetos do conhecimento como grandezas e medidas, números, geometria, probabilidade e estatística. A formadora trouxe também exemplos de atividades práticas e jogos, além de exemplos de rotina para as aulas de matemática e de atividades de intervenção pedagógica para consolidar habilidades ainda aprendidas.

As formações ofertadas fazem parte do programa municipal Alfabetização Aqui é pra Valer, em parceria com o programa Educar pra Valer, e este foi o quinto encontro dos oito previstos no Calendário Escolar para acontecer até outubro.

Formadoras e cursistas, professores das escolas multi do campo, no turno da tarde