Secretaria de Cultura realiza encerramento do projeto de Oficina de Artesanato

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizou no dia (18) de maio a culminância do Projeto de Oficina de Artesanato contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos Culturais – Coinvestimento Fundo a Fundo, executado pela Oficineira Josilene Lima Pinheiro, com o título Artesanato na Comunidade.

As oficinas foram realizadas na Associação do Bairro Altoé que teve inicio em março e finalizou em maio, atendendo 10 mulheres da comunidade, com carga horária de 80 horas. O objetivo da oficina, conforme projeto, é desenvolver trabalho artesanal voltado para o reaproveitamento de matéria prima para confecção de capa de almofadas, confecção de tapeçaria, crochê, pintura em pano de prato com acabamento em crochê, produção de arranjos de flores desidratadas.

Os primeiros encontros foram planejados com a intenção de reconhecer as formas e significado de trabalhar com o artesanato, aprendendo noções básicas e técnicas para aprimorar a prática na execução no decorrer das oficinas.

Segundo a Oficineira Josilene Lima Pinheiro, “o envolvimento das alunas foi importante para autonomia de produção, pois ao longo do curso realizado na Sede da Associação de Moradores, todas as alunas tiveram conhecimento teórico e prático, produzindo peças incríveis e diferenciadas. Além disso, trabalhamos uma terapia emocional com as participantes, uma vez que, tínhamos mulheres idosas que ficam em casa ociosas no tempo, mas através desse projeto, decidiram voltar com suas produções artesanais e o mais importante que foi trabalhar com a reciclagem, assim cuidando da natureza”.

Ascom | PMNV