Secretaria de Saúde alerta sobre Ação de Vacinação contra Poliomielite

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações de vacinação contra a Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, na busca de aumentar a cobertura vacinal, tendo em vista que o município está com, aproximadamente, 50% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, imunizadas e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 95%.

A baixa cobertura, significa que muitas crianças estão desprotegidas dessa doença que pode matar ou deixar sequelas graves. “O risco de volta da paralisia infantil no território nacional é considerado altíssimo e precisamos estar em alerta máximo em termos de conscientização e ações que alcance o máximo de crianças. Historicamente as campanhas do Zé Gotinha – Poliomielite – alcançavam entre 85% e 95% das crianças no município, hoje atinge números alarmantes e perigosos em torno de 50% da população alvo” disse o Secretário de Saúde do Município.

O último caso de poliomielite no Brasil é de 1989, mas de forma endêmica ocorre em outros países. Acredita-se que muitos dos pais da atual geração não conviveram com as consequências da paralisia infantil, e por isso, podem não ter consciência da importância da imunização.

Diante do atual cenário, a Secretaria de Saúde de Nova Venécia, por meio do Setor de Imunização, comunica aos Pais e responsáveis, que ainda não vacinaram seus filhos contra a poliomielite, que realizará mais uma ação de Vacinação contra Poliomielite. “Será um dia especial, onde trabalharemos em vários pontos de vacinação, distribuídos por toda cidade, com objetivo de levar a vacina contra Poliomielite a todo público-alvo, lembrando que a vacinação é a única forma de prevenção da doença” informou a Coordenação da Vigilância em Saúde do município.

Ação de Vacinação Contra Poliomielite.

Data: 24/09/2022 (Sábado)

Local: Unidades de Saúde (sede e interior), procurar a mais próxima de seu endereço.

Horário: 08:00 às 15:00

Público-Alvo: Crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade