“Educação no Trânsito não tem idade” é tema de palestra nas escolas da rede municipal de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme),  a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e empresa privada, está promovendo ações em alusão ao Maio Amarelo. Palestras, simulações, blitz educativas são algumas delas.

Com o tema Educação no Trânsito não tem idade, a embaixadora do Movimento Maio Amarelo no estado, Oszilene de Freitas Gazoni Ferreira, falou da importância da conscientização ao tomar a direção de um veículo, levando em consideração dados estatísticos de acidentes.
“Acreditamos que juntos podemos conseguir reduzir o número de mortes e feridos por acidente de trânsito. Todos os anos são mais de 20 mil vítimas. E não são números, são pais,  mães, filhos que sofrem perdas. Nós fazemos esse trabalho por acreditarmos em um trânsito melhor para todos nós”, disse a palestrante.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano. O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

A Ciretran de Nova Venécia também é parceira nas ações de conscientização e melhorias no que se refere ao trânsito do município.

“Nosso intuito hoje é a redução dos acidentes, em função da quantidade de mortes, de vítimas com sequelas, de filhos sem pais. Por isso a importância de levar as informações e de fato fazer a mudança na vida das pessoas e nada melhor do que começarmos pelas crianças”, ressaltou a chefe da Ciretran.

Segundo o chefe de Departamento de Trânsito da Prefeitura de Nova Venécia, um cronograma de ações foi feito para conscientizar a população do município, durante todo o mês de maio, além das palestras, blitz educativas, simulações de acidentes e socorro às vítimas irão acontecer no centro da cidade.

“Nosso objetivo é mudar o trânsito, começando pela conscientização. Começamos nas escolas por entendermos que as crianças são agentes multiplicadores. As informações recebidas aqui, sem dúvida alguma, no momento de uma imprudência dos pais, irão alertá-los a fazer o correto”, frisou o gestor.  As palestras tiveram início nas unidades de ensino da cidade e posteriormente as do campo também receberão a equipe.

“A escola apoia integralmente o movimento,  acreditamos que aqui é o local de expansão de informações. Agradecemos a parceria do Departamento de Trânsito da Prefeitura, da Ciretran, da Seme e da Embaixadora do Maio Amarelo por fazer esse trabalho voluntário de forma responsável e com muito engajamento”, salientou uma diretora escolar.