46 alunos da rede municipal de ensino são aprovados no IFES

Estudantes aprovados para os cursos técnicos do Ifes em 2022

A Secretaria Municipal de Educação comemora a aprovação de  46 alunos de seis escolas da rede municipal de ensino, que foram classificados no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo, no primeiro período letivo de 2022. O Instituto divulgou os resultados no dia 10 de dezembro. Os candidatos aprovados devem fazer o requerimento de matrícula, com o envio de todos os documentos previstos em edital, a partir do dia 20 de dezembro.

Há muitos alunos na suplência, passada a data para a matrícula o número de aprovados pode aumentar consideravelmente.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são aqueles oferecidos a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) no ato do requerimento da matrícula. Neles, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em um único curso, com o currículo integrado e interdependente. Não é possível separar a formação técnica da formação do ensino médio regular.

Para concorrer a uma vaga este ano, foi feita a análise de histórico escolar. O candidato deveria lançar no sistema de inscrição as notas finais das disciplinas. Cada disciplina tem um peso diferente para o cálculo da nota final do candidato no processo seletivo do Ifes. Português e matemática têm peso 3; ciências, peso 2; e história e geografia, peso 1. O sistema fez automaticamente a média ponderada entre as disciplinas dos três anos de ensino fundamental analisados (6º, 7º e 8º anos). Pelas notas, os candidatos foram classificados em ordem decrescente.

A secretária municipal de educação parabenizou os professores da rede pelo compromisso com o ensino. “Apesar do momento conturbado trazido pela pandemia, quero enaltecer a dedicação dos profissionais da educação pela persistência em manter a educação ativa de todas as formas que conseguiam no período remoto. Essas aprovações são mérito da parceria escola e família. Parabéns, estudantes.” disse a secretária.

Confira os aprovados em cada unidade de ensino pelas legendas das fotos dos estudantes com seus professores e as equipes das escolas.