1º Encontro de formação do Projeto Xadrez Pedagógico para professores das escolas em tempo integral

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a dos Esportes, na sexta-feira (30), promoveu a abertura do 1º Encontro de formação do Projeto Xadrez Pedagógico, para os professores e equipe pedagógica das duas escolas de ensino fundamental em tempo integral do município, a EMEFTI Bairro Altoé e a EMEFTI Professora Arlene Geraldo. 

Ministrada pelo Mestre enxadrista, professor Charles Moura Netto, reconhecido especialista na área, a capacitação contou com a participação especial e virtual do embaixador do projeto, Mestre Darcy Lima, dono do título de Grande Mestre Internacional, hoje vice-presidente da Federação Mundial de Esportes da Mente (IMSA). 

Reunidos na EMEFTI Professora Arlene Geraldo, o vice-prefeito, Paulo Roberto Alves Damasceno, a secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, a diretora do Departamento Pedagógico da Seme, Marcélia Mara Corona de Oliveira, e o professor de Educação Física da Secretaria Municipal dos Esportes, Eberton Galvão, receberam os palestrantes, alguns técnicos das coordenações da Seme e os profissionais das duas escolas para a primeira das quatro formações que fazem parte do projeto.

Com o tema “Entendendo o Jogo de Xadrez: contextos históricos e características”, o formador compartilhou seus conhecimentos e experiências sobre a utilização do xadrez como ferramenta pedagógica. Os professores tiraram as dúvidas iniciais sobre a implementação do projeto, que será inserido na parte diversificada do currículo, nas aulas Eletivas.

A formação, prevista para acontecer até o mês de agosto, foi organizada pela Seme pela coordenadora Municipal do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), pelas técnicas Pedagógicas do PROETI e do Projeto Xadrez Pedagógico na Seme. Entre os quatro encontros presenciais, haverá também os momentos on-lines com atividades e material para estudo e aprofundamento do tema.


A secretária Municipal de Educação, o vice-prefeito, o palestrante Charles Moura Netto, o representante da Secretaria Municipal dos Esportes e as diretoras das escolas de ensino fundamental em tempo integral de Nova Venécia

Profissionais da EMEFTI Bairro Altoé e a da EMEFTI Professora Arlene Geraldo durante da formação sobre o Projeto Xadrez Pedagógico

Participação especial e virtual do embaixador do projeto, Mestre Darcy Lima

Ascom | PMNV