18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”. Portanto, a data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira.

Monteiro Lobato (1882-1948) não escreveu apenas para o público infantil. Sua literatura para adultos está inserida no pré-modernismo, período literário que compreende os anos de 1902 a 1922. No entanto, escrever para crianças deu a ele projeção nacional. Principalmente, após a sua morte, quando a série Sítio do Picapau Amarelo foi adaptada para a televisão.

Os personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta exploram um mundo de fantasia, que dialoga com personagens e fatos históricos e com o folclore nacional.

Para comemorar esta data tão significativa para a literatura infantil brasileira, a Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria de Cultura e Turismo junto com a Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha trazem uma programação diferenciada aos munícipes que poderão assistir no conforto de seus lares há uma contação de histórias.

trata-se da fábula ¨A Corrida dos sapinhos¨, escrita por Monteiro Lobato, onde a boneca Emília, personagem marcante de uma das obras mais consagradas do escritor, o ¨Sítio do Picapau Amarelo* , ganhará vida sendo interpretada pela profissional da APAE Nova Venécia, Charlane Adeodato dos Santos que, certamente levará aos que assistirem para o fantástico mundo lúdico da literatura e também de Monteiro Lobato.

Convidamos todos vocês a assistirem    esta linda contação de história. Com ela iremos nos divertir um bocado e ter algo a aprender que nos encherá de motivação.

Assista o vídeo em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

ASCOM / PMNV