Resolução nº 06/2020 do FNDE proíbe uso do açúcar em escolas para crianças de até 3 anos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), atendendo ao disposto na resolução de nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que proíbe o uso de açúcar no preparo dos alimentos  para crianças de até 3 anos nas unidades de ensino, reduz  o envio deste produto às escolas que ofertam a educação infantil e ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano).

O documento que atualiza as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para garantir um cardápio saudável aos alunos de todas as etapas da educação básica pública,  foi publicado em maio de 2020.

Com base nessa resolução, o Setor de Merenda Escolar da Seme, a partir desse ano, começou a executar a normativa reduzindo a compra e a oferta do açúcar. “Existe uma determinação a qual estamos nos adequando para atender e, gradativamente, vamos fazer valer, pensando no melhor para nossas crianças, ofertando uma alimentação com qualidade nutricional por meio do aumento de alimentos naturais”, ressaltou a coordenadora.

Dentre as determinações, estão também a proibição de oferta de gordura trans industrializada em todos os cardápios, da adição de mel e adoçantes nas preparações culinárias e bebidas e de alimentos ultraprocessados, como exemplo, o achocolatado.

Segundo a nutricionista, uma alimentação saudável na infância favorece o aprendizado, previne doenças e melhora o sistema imunológico. “Com base no que determina a resolução, montamos o cardápio mensal a ser enviado para a escola”, salienta.