A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou nesta semana, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) totalmente revitalizado. A reforma traz melhorias significativas na estrutura física do local, com foco em mais segurança, dignidade e qualidade no atendimento aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais.
Entre as principais novidades está a construção de um anexo externo, criado especialmente para funcionar como espaço de socialização com os usuários do CREAS. O novo ambiente conta com palco, cobertura e estrutura adequada para a realização de atividades coletivas, garantindo mais conforto e ampliando as possibilidades de ações desenvolvidas no local.
Outra intervenção importante foi a substituição completa do telhado da unidade, incluindo a troca da estrutura de madeira e das telhas. A medida elimina riscos, preserva o patrimônio público e assegura um ambiente mais seguro e adequado para todos que utilizam o serviço diariamente.

Parceria do Governo do Estado
Toda a reforma foi realizada com o intermédio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
A Secretaria de Assistência Social, Rômulo Baía, destacou a parceria com o Estado e os impactos positivos da obra. “Agradecemos ao Governo do Estado, que está sempre presente em Nova Venécia. Essa intervenção muda de forma significativa a estrutura física do CREAS, elimina riscos, preserva o patrimônio público e, principalmente, possibilita um atendimento melhor e mais digno a quem precisa do serviço”.
A Prefeitura reforçou a importância do CREAS para a política de assistência social do município. “Trata-se de um serviço público essencial, que acolhe e acompanha indivíduos e famílias em situação de risco social ou de violação de direitos, como casos de violência, trabalho infantil, abandono, exploração e situação de rua. O CREAS oferece apoio psicossocial, orientação para acesso a benefícios, defesa de direitos e articulação com toda a rede de proteção e por isso é muito importante zelar por este espaço”.







