Mutirões apresentam resultados positivos e reduzem focos da dengue em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia colheu resultados positivos com os mutirões de combate e prevenção à dengue realizados bairros estratégicos do município. Os números apontam uma redução significativa nos focos do mosquito Aedes aegypti, refletindo a efetividade das ações integradas e o engajamento da população.

Outro fator que contribuiu para esse cenário foi o reforço das divulgações nos veículos de comunicação, que tiveram um efeito positivo ao ampliar a conscientização dos moradores sobre a importância de eliminar recipientes que acumulam água. A informação tem sido uma aliada importante na prevenção da doença.

No mutirão realizado nesta terça-feira, dia 10, no bairro Monte Castelo, foram encontrados e eliminados 18 focos do mosquito — número que confirma a tendência de queda registrada nas últimas semanas.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Obras, também realizou, no dia 03, mais um mutirão de combate e prevenção à dengue, desta vez no bairro Rubia. A ação contou com a participação dos agentes de combate às endemias, que percorreram as ruas da comunidade em busca de possíveis criadouros do mosquito e orientando a população a respeito da dengue.

Durante o mutirão no bairro Rubia, foram localizados e eliminados 47 focos do mosquito, número inferior ao registrado anteriormente em outras localidades do município, demonstrando uma queda em relação aos bairros Iolanda e Bonfim. As equipes também contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, responsável pelo recolhimento de lixo, entulhos e materiais que acumulam água descartados pelos moradores, contribuindo diretamente para a eliminação de potenciais criadouros.

As ações fazem parte de um trabalho contínuo da Prefeitura no enfrentamento à dengue. No bairro Bonfim, durante mutirão realizado no dia 28 de janeiro, foram eliminados 115 focos do mosquito. Antes disso, outras duas ações já haviam ocorrido nos bairros Ascensão e Iolanda, onde foram encontrados e eliminados 40 e 85 focos, respectivamente, reforçando a importância das medidas preventivas em todo o município.

A Prefeitura reforça que o combate à dengue também depende da colaboração da população, especialmente na manutenção de quintais limpos e na eliminação de recipientes que possam acumular água.