Escola em Tempo Integral Bairro Altoé conta com um conjunto de inovações

Prefeito Municipal de Nova Venécia entre a Secretária Municipal de Educação e a diretora da EMEFIT Bairro Altoé junto à equipe do PROETI

Atividades lúdicas, esportivas, culturais, empreendedorismo e fortalecimento da aprendizagem são algumas das novidades que compõem a nova organização curricular, para o ano letivo 2022 na EMEFTI Bairro Altoé. De acordo com o decreto de n° 17.135 de 14 de dezembro de 2021, a implantação do ensino em tempo integral no município de Nova Venécia traz uma série de inovações que tem como objetivo a melhoria da oferta e qualidade no ensino fundamental. A nova organização curricular do 1º ao 5º ano em tempo integral, tem o aumento do número de aulas de matemática, língua portuguesa, arte e educação física.

Além das disciplinas base, o diferencial para o ensino em tempo integral da EMEFTI Bairro Altoé será a formação de crianças com perspectivas de futuro, capazes de realizar sonhos. Para isso o currículo conta com projetos integradores, fortalecimento da aprendizagem (reforço escolar) com material didático específico, estudo orientado, aulas de práticas e vivências em protagonismo. Acolhimento aos estudantes e a família também fará parte da rotina escolar.

Os alunos vão permanecer na escola das 7h20 às 17h. Ao chegar na unidade, eles serão acolhidos e farão a primeira refeição. Durante o dia serão disponibilizados quatro refeições para os estudantes. “Nossa preocupação enquanto gestor municipal, é ter uma visão ampla de todos os projetos do nosso município, e não seria diferente com o ensino integral implantado na nossa gestão. Vamos cuidar dos detalhes, já que uma boa alimentação é fundamental para que nossas crianças tenham um melhor rendimento no aprendizado”, disse o Prefeito Municipal de Nova Venécia, André Fagundes.

Os profissionais que vão atuar na EMEFTI Bairro Altoé terão dedicação exclusiva. “Acreditamos que a exclusividade dos profissionais vai facilitar o planejamento pedagógico coletivo de forma integrada e articulada, com foco na aprendizagem, garantindo assim, aulas mais atrativas e dinâmicas”, assegura a secretária de Educação Municipal, Wanessa Zavarese Sechim.

A Secretaria de Educação de Nova Venécia, disponibilizou 190 vagas para o ensino em tempo integral. Segundo a coordenadora municipal do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral – PROETI, Hosana Maria, a busca pelas matrículas foi um sucesso e a proposta do programa muito bem aceita pelos pais venecianos. Ela disse ainda que, a unidade escolar possui algumas vagas disponíveis e que, o transporte escolar está garantido para os estudantes que moram em outros bairros.

As aulas vão ter início em 03 de fevereiro.