Na manhã desta quarta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, esteve em Nova Venécia para conhecer de perto o espaço onde será instalada a tão aguardada Clínica de Hemodiálise do município. A visita também contou com a presença do subsecretário de Estado da Saúde, e foi acompanhada pelo chefe do executivo local, além de vereadores, secretários municipais e servidores da saúde.
O local visitado, onde atualmente funciona o auditório da Secretaria Municipal de Saúde, será adaptado para abrigar a clínica. O espaço do auditório será transferido para outro ambiente, liberando a área para receber a nova estrutura de atendimento.
Durante a visita, o secretário também conheceu o pré-projeto da clínica, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento. O próximo passo será a realização das adequações necessárias no projeto, para que a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) possa dar início às ações concretas para a implantação da clínica.
O secretário demonstrou entusiasmo com a iniciativa e afirmou que a construção da Clínica de Hemodiálise de Nova Venécia está entre as prioridades da SESA. “Já estamos trabalhando para que o projeto saia do papel e se torne realidade. Essa clínica vai atender não apenas Nova Venécia, mas também municípios vizinhos, proporcionando dignidade e qualidade de vida aos pacientes renais crônicos da região”, declarou.
O subsecretário, reforçou o compromisso com a causa. “Estamos nos empenhando diariamente para acabar com o sofrimento das pessoas que precisam se deslocar para fazer hemodiálise. Essa clínica é um sonho dessas famílias, e estamos perto de realizá-lo”, afirmou.
O prefeito destacou que a implantação da clínica é um compromisso assumido ainda durante a campanha. “Sempre foi uma prioridade. Agora, com o projeto praticamente pronto e as tratativas com o Governo do Estado avançando, acreditamos que esse sonho vai se tornar realidade. Estamos confiantes e trabalhando para que essa conquista chegue o quanto antes para nossa população e região”, ressaltou o prefeito.
UTI no Hospital São Marcos também está em pauta
Durante a visita a Nova Venécia, o secretário revelou que outra importante demanda da saúde local está em análise pelo Governo do Estado: a implantação de leitos de UTI no Hospital São Marcos. A proposta, segundo ele, já está sendo discutida internamente e poderá sair do papel nos próximos meses.
“Sabemos da importância dessa demanda, que é antiga e vem sendo buscada pelo prefeito Barrigueira desde o seu primeiro mandato. Estamos atentos e estudando as possibilidades técnicas e financeiras para viabilizar essa entrega para Nova Venécia”, concluiu.
