Visita técnica do Governo do Estado às escolas em Tempo Integral do município

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quarta-feira (17), recebeu a equipe do Regime de Colaboração da Educação em Tempo Integral para os Municípios (ARCTI-Sedu) e a equipe do Regime de Colaboração da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Nova Venécia, para, juntos, realizarem uma visita diagnóstica e assessoria às escolas em Tempo Integral EMEFTI “Bairro Altoé” e EMEFTI “Professora Arlene Geraldo”.

Durante a visita, os técnicos pedagógicos municipais e estaduais trocaram ideias com os gestores das duas escolas, a fim de contribuir com as melhorias das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral. Também foram discutidas estratégias para facilitar o processo de transição da Educação em Tempo Parcial para a Educação em Tempo Integral.

Nas duas unidades de ensino, os técnicos foram apresentados aos estudantes e puderam conhecer melhor a estrutura física de algumas dependências das escolas, além de dialogar com os profissionais e trabalhadores da educação, que ali atuam.

Segundo o assessor Pedagógico da ARCTI-Sedu, a assessoria tem como missão apresentar aos municípios possibilidades e práticas pedagógicas bem-sucedidas. “O compartilhamento de ideias serve de inspiração e guia para a implementação dos referidos modelos. Exemplos concretos e experiências exitosas promovem a troca de conhecimentos e a construção colaborativa de soluções”, disse.

Para a técnica Pedagógica da ARCTI /Sedu, é importante ressaltar que a visita da assessoria às escolas com as equipes municipais é pautada por uma perspectiva formativa e dialógica, visando à construção de um ambiente organizacional favorável ao sucesso do programa. “Por meio do diálogo constante com os diferentes atores envolvidos – gestores, professores, alunos e comunidade -, busca-se criar um clima de confiança, cooperação e engajamento, fundamentais para o êxito da Educação Integral em Tempo Integral”, afirmou.

A assessoria não oferece apenas orientações técnicas, mas também promove uma cultura de colaboração e aprendizagem contínua, essencial para a consolidação do avanço educacional.

C:\Users\EDUCACAO\Downloads\WhatsApp Image 2024-04-18 at 16.29.24.jpeg

EMEFTI “Bairro Altoe”