Unidades de Ensino de Nova Venécia recebem o Prêmio Escola que Colabora

Nessa quarta-feira, 17, os nomes da EMEF Dr Renato Araújo Maia, EMEIEF Cedrolandia e EMEF Bairro Altoé foram anunciados pelo Governo do Estado como Unidades de Ensino contempladas pelo Prêmio Escola que Colabora.

O Prêmio Escola que Colabora, de iniciativa do Governo do Estado/Sedu, é destinado à melhoria da qualidade da Educação Básica das redes públicas de ensino estadual e dos municípios signatários do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), do qual Nova Venécia faz parte, promovendo ações de cooperação técnico-pedagógica entre escolas com altos indicadores educacionais definidas como Escolas Premiadas e as escolas com baixos indicadores educacionais, como Escolas Apoiadas. A EMEF Dr.º Renato Araújo Maia e a EMEIEF Cedrolandia foram classificadas na categoria Escolas Premiadas e a EMEF Bairro Altoé, como Escola Apoiada.

As escolas classificadas como Premiadas receberão recursos financeiros, mediante depósito em conta específica do Conselho de Escola da Unidade de Ensino, no valor de R$ 70 mil reais, dividido em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 75%, e a segunda, a 25% do total. A escola na categoria Apoiada tem como auxílio financeiro o montante de R$ 50.000,00, dividido em duas parcelas, sendo a primeira equivalente a 60%, e a segunda, a 40% do total.

O prêmio foi concedido para, no máximo, 50 escolas da Rede Pública de Ensino Estadual ou Municipal, que apresentaram as maiores e menores médias no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), calculadas com base no Índice de Resultado da Escola (IRE), nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A classificação das escolas, realizada com base no IRE, apresenta uma síntese do resultado da unidade escolar aferido pelo Paebes 2019, para cada ano do Ensino Fundamental participante da edição do Prêmio e disciplina avaliada. O IRE é a média das pontuações atribuídas aos padrões de proficiência, ponderada pelas porcentagens de alunos em cada nível.

As Unidades de Ensino contempladas já foram cadastradas e o próximo passo é a elaboração do Plano de Ação Técnica e Pedagógica, documento no qual constarão os objetivos e as ações pedagógicas a serem realizadas pelas escolas Premiadas e Apoiadas no período de até dois anos, com o objetivo de melhorar o ensino aprendizagem e, por consequência, os indicadores educacionais, nas referidas unidades escolares.