Secretaria de Educação de Nova Venécia realiza oficina de materiais pedagógicos para Educação Especial

Equipe da Seme entre as participantes da formação

Os professores de educação especial que atuam nas salas de recursos multifuncionais das unidades de ensino de Nova Venécia, participaram de uma oficina de materiais didáticos pedagógicos adquiridos para os alunos desenvolverem suas habilidades e competências.

Diversos recursos foram apresentados como, soroban, régua de assinatura, reglete de mesa com punção, punção para escrita em braile, entre outros. Todos esses itens foram entregues, junto ao kit escolar, aos alunos público alvo da educação especial da rede municipal.

A oficina foi conduzida pela mestre em educação e professora de educação especial do município veneciano. Durante o encontro foi orientado quanto ao uso de todos os materiais, suas funcionalidades e objetivos. Os participantes tiveram a oportunidade de manusear cada um dos recursos para aprender a utilizá- los.

Segundo a coordenadora da educação especial da Seme, em janeiro de 2021, a rede municipal, iniciou atendendo 150 alunos público-alvo da educação especial, matriculados na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais e anos finais e contava com 12 salas de recursos multifuncionais. Ela complementa dizendo que, neste ano de 2022, o atendimento passou para 207 alunos e com 15 salas de recursos, entre elas está a escola do campo EMCOR Santa Helena, que além de atender a demanda da unidade, também atende os alunos da região.

Hoje, o município conta com 126 professores de Educação Especial, contratados em designação temporária para atuarem nas salas de aula comum e salas de recursos multifuncionais.

A secretária Municipal de Educação fez a abertura da formação e falou da importância da oficina. ”Esses itens são de relevância para o aprendizado do aluno para desenvolver as suas habilidades e competências”, disse ela. Ressaltou ainda que os materiais didáticos pedagógicos (baixa visão e cegueira total e os já existentes nas salas de recursos multifuncionais) adquiridos nesta gestão, é algo inédito no município.

Professores de Educação Especial manuseando materiais didáticos pedagógicos durante a oficina
Materiais didáticos pedagógicos para a Educação Especial
Secretária Municipal de Educação na abertura da Oficina