Profissionais do PROETI passam por formação

Formação dos profissionais do PROETI dos municípios de Nova Venécia e Vila Pavão

Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia que irão atuar no Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral – PROETI passaram por uma formação, nesta segunda feira (31).

A capacitação foi ofertada pela SEME em parceria com a SEDU, e contou com a presença dos municípios de Nova Venécia e Vila Pavão, totalizando 32 participantes que foram divididos ao longo do dia de acordo com os níveis de ensino 1° ao 5° ano e de 6º ao 9º ano.

“O objetivo é levar os princípios educativos da escola em tempo integral, das rotinas do ensino para os profissionais. A proposta pedagógica do PROETI para ser executada ela demanda mais tempo do estudante, há componentes curriculares que não existem no ensino parcial, como exemplo o experimentando o mundo”, ressaltou o assessor pedagógico da Superintendência de Nova Venécia.

A nível de estado 9 municípios já possuem o ensino integral. Sob jurisdição da SRENV, 6 unidades escolares já implantaram o programa, são eles: Montanha, Pinheiros, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha e Nova Venécia.

Para o ano letivo de 2022 a prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Educação, implantou a modalidade integral para os anos iniciais do ensino fundamental. Foram abertas 190 vagas na EMEFTI Bairro Altoé.

Para a coordenadora do PROETI do município, essa formação se faz necessária já que esse é o primeiro ano desse formato de ensino. “Nossa expectativa é de que nossos alunos possam aproveitar ao máximo o ensino, o ambiente escolar. Nós enquanto equipe, estamos nos preparando, nos qualificando para que isso aconteça”.

O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral – PROETI é uma extensão do regime de colaboração que o estado possui com os municípios. Fortificar a educação do estado como um todo, fortalecer a aprendizagem são alguns dos objetivos do programa. A expansão do ensino em tempo integral está dentro das metas do plano nacional de educação.