Profissionais da Educação vão passar por teste antígeno para covid-19 antes do início do ano letivo

A Secretaria de Municipal de Educação de Nova Venécia está tomando várias medidas preventivas em relação a covid-19 para que os servidores, alunos, pais e responsáveis se sintam tranquilos e seguros com o início das aulas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os trabalhos em preparação para o ano letivo de 2022, vão começar com um stand montado no auditório da secretaria de educação para que os profissionais da rede façam o teste antígeno que tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos com sinais ou sintomas da COVID-19 e pessoas assintomáticas. A amostra é coletada através de um swab (cotonete) nasal (nariz). O resultado sairá em 15 minutos. De acordo com a programação a testagem começa no dia 27 (quinta- feira) e vai até 29 (sábado) de janeiro. No primeiro dia, a equipe administrativa, pedagógica, braçais e parte dos professores passarão pelo teste, de 8h30 às 11h e de 13h às 16h30. No segundo dia, os diretores e supervisores escolares de 7h às 9h, já no terceiro e último dia de 8h30 às 11h, será a vez dos professores e parte dos servidores administrativos do campo. Um cronograma foi criado com datas e horários correspondentes a cada grupo de profissionais e será disponibilizado nas redes sociais e encaminhado via e mail para as unidades escolares.

Uma ficha de notificação deverá ser preenchida por quem fará o teste, a orientação é que já traga de casa com todos os dados, o link para acessar e imprimir o documento está disponível ao final desta matéria. É importante ressaltar, que na ação ainda será possível completar o ciclo vacinal de gripe e covid-19. Será necessário trazer os documentos pessoais, RG e CPF e cartão do SUS.

Foram disponibilizados mais de mil testes e a expectativa da Secretaria de Educação é que 100% dos profissionais façam o procedimento.

“Um planejamento intersetorial, educação e saúde, é de extrema importância para um resultado positivo da ação. Nosso foco é o bem comum de nossos colaboradores e alunos”, disse a secretária, professora Wanessa Zavarese Sechim.

Para o secretário de saúde, Josiel Santana, essa testagem é fundamental, já que com ela é possível identificar a presença do vírus e com isso dar os encaminhamentos necessários. Josiel ressalta também que ampliou a rede de atendimento ambulatorial nos postos de saúde.

Os servidores da Secretaria de Educação devem ficar atentos aos dias e horários para a realização dos testes.

O início do ano letivo começará em 03 de fevereiro.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia

Clique no link abaixo para obter a ficha de notificação
Link para ficha de notificação