Prefeitura reforma escola de educação infantil em Guararema

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na quarta-feira última (07), realizou a cerimônia de inauguração das melhorias na infraestrutura do CMEI Vicente Scardni, localizado no distrito de Guararema.

O evento aconteceu na própria escola com a presença de autoridades do executivo e do legislativo, representantes da comunidade, técnicos da Seme, do prefeito, e da secretária Municipal de Educação que foram recepcionados pela diretora da escola, familiares e comunidade escolar.

Para iniciar a solenidade, Helloa Paulino, do 2º período, ficou responsável pela apresentação cultural e declamou um poema, que, com muita graciosidade, encantou a todos. Um histórico da unidade de ensino também foi apresentado aos presentes, explicando sua origem. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vicente Scardini recebe esse nome em homenagem ao cafeicultor e pecuarista, descendente de imigrantes italianos, Vicente Scardini (1896-1985),  muito trabalhador, visionário e preocupado com a educação e o bem-estar da comunidade, contribuiu significativamente para o desenvolvimento local.

Durante a cerimônia, a Seme homenageou a família Scardini, entregando aos netos Letícia Peluzio Scardini e Eneas Scardini Júnior um certificado como forma de reconhecimento pela dedicação à comunidade escolar.

A história da educação infantil em Guararema teve início em 22 de fevereiro de 1979. Atualmente, o CMEI atende uma turma de 1º período e uma de 2º período no turno matutino e uma turma de maternal 2, no turno vespertino. A direção está a cargo da professora Eliana Farias Lisboa Xavier desde 2021. A unidade conta ainda com duas servidoras, três professoras referência, um professor de educação física e uma professora de arte.

Com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Campo – e de recursos próprios, a obra durou 60 dias e contou com a equipe de três pedreiros, três ajudantes, um eletricista e um carpinteiro.

Entre as melhorias realizadas, estão a reforma completa da entrada, incluindo pintura das grades e  do portão, instalação da placa de identificação, da manta no telhado e do forro no refeitório, construção de uma rampa de acessibilidade e de uma calçada no entorno da escola, troca da cerca, criação de um mural de cerâmica, substituição de torneiras, troca de lâmpadas, reforma da parte elétrica e pintura, tanto no interior quanto no exterior da escola, revitalizando e embelezando o espaço.

A unidade recebeu também brinquedos pedagógicos, além de ter sido realizada  a entrega dos kits de material escolar às crianças.

Segundo o prefeito, essas melhorias representam o compromisso contínuo da gestão com a qualidade da educação do campo.  “Promover o bem-estar das crianças num ambiente acolhedor e inspirador para o seu desenvolvimento integral é a nossa missão”, comemorou.