Prefeitura de Nova Venécia alerta sobre grande quantidade de lixo deixada por visitantes da “Cachoeira da Gameleira”

Conhecida como “Cachoeira da Gameleira”, a pequena cachoeira perene, que se forma em tempos de chuva abundante, tem se tornado uma das atrações turísticas de Nova Venécia nos últimos meses.

Descoberta a pouco tempo, dentro da APA, Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante, a cachoeira tem recebido visitantes o tempo todo. Nos finais de semana, as fotos no local são compartilhadas aos montes nas redes sociais.

São visitas para se refresca, tirar fotos, apreciar a natureza e sentir a leveza e a paz que trás o ambiente, porém algo tem preocupado os visitantes mais conscientes e a própria Prefeitura de Nova Venécia, por meio da sua Secretária de Municipal de Cultura e Turismo, que responde pela demanda por se tratar de cunho turístico.

A quantidade de lixo que é deixado no local é surpreendente. São embalagens de alimentos, garrafas de bebidas de plásticos e de vidro, fraldas descartáveis e até mesmo máscaras usadas como prevenção a COVID-19.

Todos esses objetos descartados de forma indevida em meio a natureza traz um desequilíbrio ambiental enorme, além de ser foco para criação de mosquitos e em períodos de seca, podem representar um possível foco para início de queimadas, o que destruiria boa parte da fauna e da flora do local.

Vale lembrar que o local deve ser um refúgio nos dias de calor, para contemplar a natureza e um fugir da rotina estressante da cidade. Devemos cuidar e preservar e nos atentar em retornar com todo o lixo gerado durante o percurso, até mesmo fazer a coleta do que porventura, outra pessoa deixarem para trás.

O Secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia faz um apelo aos visitantes:

Vamos juntos preservar o que pertence a todos.