O município de Nova Venécia será palco, no próximo dia 12 de junho, do lançamento oficial do projeto PEPTURES Pedra do Elefante, uma iniciativa voltada para a estruturação do Turismo de Aventura , Ecoturismo e seguimentos afins na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Pedra do Elefante.O evento é uma realização do Sebrae-ES, através parceria com a consultoria Subhike Brasil e Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O encontro será realizado a partir das 14h, no auditório do Sebrae de Nova Venécia e marcará o início de uma jornada participativa de planejamento e ações , que pretende envolver empreendedores locais, representantes de atrativos turísticos, serviços da região e instituições estratégicas no fortalecimento do turismo responsável e sustentável de naturezaSerá realizada aoficina participativa onde os participantes poderão contribuir com informações e sugestões que ajudarão na formação de roteiros e circuitos turísticos.
O processo incluirá ainda a coleta de dados para georreferenciamento, Sistema de Informações Geográficas (SIG) e elaboração de mapas da região, fundamentais para o desenvolvimento do plano.
Proposta
A proposta do projeto é construir de forma colaborativa o Plano de Estruturação do Turismo na APA Pedra do Elefante. Para isso, os participantes receberão fichas e questionários individuais, que serão preenchidos e entregues ao final do encontro, proporcionando um panorama inicial que dará base às próximas etapas.
Formação de comissão
O evento também servirá para a formação de uma comissão que acompanhará e executará o plano ao longo de sua implementação, garantindo continuidade e representatividade das ações propostas.Com o projeto Peptures Elefante, espera-se criar os os subsídios para o desenvolvimento que fortalecimento do turismo regional, fomentem a economia local e promovam a conservação do patrimônio natural da APA Pedra do Elefante.As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas por meio do link:👉 https://forms.office.com/r/5JTheBKG5U