Nova Venécia é destaque na região sudeste em boas práticas voltadas para infância e adolescência

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na ultima quarta-feira (13), foi convidada para apresentar suas práticas no Encontro Regional com os Prefeitos da Região Sudeste, o convite foi feito pela Fundação Abrinq.

O evento teve como  tema “O Legado do Prefeito para a Infância e Adolescência” e contou com a presença  dos prefeitos de toda a região sudeste, mas somente três municípios foram selecionados para apresentar as suas práticas exitosas: Nova Venécia – ES, com práticas da Educação, Diadema – SP, com a Assistência Social,  e João Monlevade – MG, com a Saúde.

A partir das ações inseridas na plataforma do Programa Prefeito Amigo da Criança, o prefeito André Fagundes, representando pelo vice-prefeito do município,acompanhado de técnicos pedagógicos da Seme, o Articulador do Programa no município e a coordenadora de Informações, explanou sobre as ações que Nova Venécia vem desenvolvendo na área da educação.

O aumento de matrículas, a abertura de creche,  vagas para educação infantil no campo, o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem, a implantação das Diretrizes Operacionais da Educação Especial, a premiação no Programa Escola que Colabora, a Alimentação Escolar e a aprovação da lei que cria o cargo de psicólogo e o assistente social educacional são algumas das ações que chamaram atenção dos organizadores, sendo consideradas relevantes e compartilhadas durante o encontro.

As práticas realizadas são ações e projetos voltados para o bem-estar e desenvolvimento das crianças e dos adolescentes do município. O evento foi transmitido virtualmente através do canal da Fundação Abrinq no Youtube.

Programa Prefeito Amigo da Criança

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança é intersetorial, envolve as áreas da Educação, Assistência Social e Saúde, e busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.