Nova Venécia avalia adesão ao sistema de inspeção do Consórcio PRODNORTE

A Secretário de Agricultura de Nova Venécia, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, dia 09, com a equipe técnica do Serviço de Inspeção do Consórcio PRODNORTE para discutir a viabilidade da adesão do município ao sistema de inspeção compartilhado entre os 12 municípios que integram o consórcio.

A adesão ao PRODNORTE permitirá que produtos de origem animal, como queijo, mel, carne, embutidos, leite, ovos e frango, legalmente produzidos em Nova Venécia, possam ser comercializados em toda a região abrangida pelo consórcio. A medida representa uma significativa ampliação de mercado para os empreendedores locais, que atualmente têm sua atuação restrita ao território municipal.

Segundo o secretário Wasley Cesconetto, a parceria representa um avanço importante para o fortalecimento da agricultura familiar e da agroindústria local. “Discutimos a viabilidade de adesão junto ao consórcio, adesão que trará inúmeros benefícios ao nosso município. Com a adesão, os empreendimentos legalizados poderão imediatamente comercializar seus produtos a todo o território que abrange o PRODNORTE, que hoje são 12 municípios.

Com isso, os empreendedores legalizados saltam de um raio de 50 mil pessoas para aproximadamente 380 mil pessoas, permitindo um ganho de escala gigantesca. Isso estimula os empreendimentos a saírem do clandestino e proporciona aos empreendedores locais a oportunidade de aumentar sua produção, sua renda e, com isso, gerar mais emprego e desenvolvimento para nosso município”, afirmou.

Além disso, os açougues do município que aderiram ao SIM – Selo de Inspeção Municipal – poderão expandir para os demais municípios que integram o Consórcio PRODNORTE. A medida reforça o compromisso com a segurança sanitária e contribui para a formalização de mais estabelecimentos no setor.

A proposta ainda será analisada pela administração municipal, mas já conta com o apoio de produtores e representantes do setor agroindustrial local, que veem na iniciativa uma oportunidade estratégica para ampliar seus negócios e garantir maior segurança sanitária aos consumidores.