História de vida como fonte de inspiração para mulheres assistidas pelo CRAS

Camila Tose palestrante do segundo encontro do PAIF com às mulheres atendidas pelo CRAS

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro Referência em Assistência Social (CRAS), promoveu o segundo encontro do grupo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Nesta edição, o tema abordado foi “Uma mulher forte” e teve como palestrante a empreendedora e ex-servidora pública, Camila Tose.

História de vida, de superação. Camila contou sua trajetória enquanto mãe, esposa e autônoma. “Eu não vim contar uma história fácil e nem difícil, eu vim contar uma história possível. E para mim sempre foi possível, porque não pode ser para vocês? Acreditem! Minha história foi pautada em descobrir um dom e colocar ele em prática em meio a uma dificuldade. Assim já se vão 13 anos de ateliê, fazendo artesanato e gerando renda”, disse a palestrante.

Segundo a coordenadora do CRAS, o objetivo dessa abordagem é abrir o leque de possibilidades, é fazer com que as mulheres acreditem em seus sonhos, acreditem que elas podem ser o que elas quiserem. “A história de vida da palestrante de hoje é sem dúvida, fonte de inspiração para todas nós. Uma história pautada no desejo de vencer. Ela acreditou, foi atrás e venceu”, finalizou.

CRAS e o PAIF
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública que tem como objetivo promover a proteção social básica e a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que desenvolve um trabalho voltado para as famílias e contribui para a melhoria da qualidade de vida.

O PAIF tem como principal objetivo promover a proteção social básica das famílias, prevenir o rompimento dos vínculos familiares e comunitários, promover a autonomia e potencialidades e a melhoria da qualidade de vida das famílias. Para isso, o programa desenvolve diversas atividades, como grupos socioeducativos, atendimentos individualizados, visitas domiciliares e encaminhamentos para serviços e benefícios socioassistenciais.

O Programa permite também o acesso aos direitos das famílias, por meio dos atendimentos direcionados a carteira do idoso, ID Jovem, cálculo para GPS, escuta individualizada do usuário e seus devidos encaminhamentos a partir das demandas apresentadas.

A palestrante entre os servidores do CRAS recebendo uma lembrança da equipe