Guarda-chuvas, batatas fritas: professores da rede municipal de ensino usam a criatividade no incentivo a leitura

Apresentação do Projeto de Incentivo a Leitura na escola do Campo EMEIEF Regina Alves Dutra

Os professores da rede municipal de ensino de Nova Venécia saem à frente no quesito inovar quando se trata do gosto pela leitura.

Como parte do processo ensino-aprendizagem e com as alterações na Organização Curricular, em que houve aumento na carga horária de língua portuguesa e a inclusão do componente curricular de redação, as unidades de ensino do município criaram projetos para que os alunos tomem gosto pela leitura. 

Na escola do campo, EMEIEF Regina Alves Dutra, a professora de língua portuguesa do 3° ano matutino não poupou criatividade para mostrar a importância do ler e, para além disso, criar este hábito na rotina dos estudantes. Fantasiada de uma embalagem, mundialmente conhecida, a de batata frita, a docente despertou em todos a curiosidade e o interesse. Durante a dinâmica, os alunos retiravam o “salgadinho” com diferentes tipos de  textos.  A inovação da professora não parou por aí, ela também criou o projeto Chuvas de Leitura. Um guarda-chuva cheio de gotinhas com diversos tipos de textos literários. 

“Nós sentimos a necessidade de propor metodologias diferenciadas, pois percebemos uma defasagem na leitura e na interpretação de texto, nesse retorno às aulas depois do período de pandemia. Procurei trazer atividades que pudessem deixá-los mais entusiasmados. Trabalhei com textos diversificados, com diferentes gêneros textuais”, disse a professora. Segundo ela, os alunos ainda tinham como tarefa levar a gotinha e a batata frita para casa e ler para a família. 

Seguindo o que propõe a rede municipal de ensino como intervenção pedagógica, após a avaliação diagnóstica e a análise de resultados, as professoras do 2º e 4º ano do matutino da EMEIEF Lourdes Scardini levaram para sala de aula atividades lúdicas como as caixinhas do sonho de valsa da leitura, o bis da leitura, além de livros para todos os níveis de aprendizagem. 

“Nossos projetos de incentivo à leitura serão extensivos à família também. Estamos refazendo a nossa biblioteca Monteiro Lobato para que nossos alunos possam ter acesso a mais livros. Eles vão poder ler no ambiente escolar, como também levar para casa. A grande novidade é que nosso acervo tem obras de interesses dos pais, por isso vamos abrir espaço para que eles também tenham acesso à leitura”, afirmou a diretora da unidade.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia