Gincana movimenta as aulas de matemática na EMEF Dr. Adalton Santos

Alunas da EMEF Dr Adalton Santos durante a competição no tabuleiro do jogo de damas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a EMEF Dr. Adalton Santos, promoveu, entre os dias 12 e 14 de julho,  a Gincalculando, uma gincana voltada para a área de exatas dos alunos do 8º ano A e B e do 9º ano A.

De iniciativa da professora da disciplina de matemática, a gincana oportunizou aos estudantes a possibilidade de aprender de forma divertida e competitiva. Jogos de dama, dominó e tangram foram algumas das propostas para treinar a capacidade de concentração e análise dos alunos. “Nosso objetivo com essa gincana é despertar o gosto pela matemática, proporcionando momentos divertidos e prazerosos”, disse a docente.

Desenvolver habilidades envolvendo o raciocínio lógico matemático também foi um objetivo da Gincalculando. Além dos jogos, os alunos produziram uma paródia com o tema “A Matemática no meu dia a dia”, a musimática, estouraram balões que continham operações matemáticas para resolver, realizaram um desfile de modas com formas geométricas e o bingo das operações matemáticas.

“Foram dias diferentes para nós, com a gincana foi muito mais legal aprender matemática, ficou mais leve”, pontuou uma aluna do 8º ano.

A gincana aconteceu no auditório da EMEF Dr Adalton Santos e contou com a participação de 3 turmas, atendendo mais de 70 alunos.

Alunos, junto à professora idealizadora da Gincana, durante o bingo das operações matemáticas
Equipes vermelha e azul durante a atividade do estoura balões
Aluna do 8º ano no desfile de modas, o destaque está no acessório do cabelo, que mostra as formas geométricas