Finalização do primeiro ciclo de grupos reflexivos do projeto “Homem que é Homem” em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do CREAS realizou na noite da última segunda-feira (21), a finalização do primeiro ciclo de Grupos Reflexivos do projeto “Homem que é Homem” em Nova Venécia. 

As atividades do projeto iniciaram-se em setembro do presente ano com o primeiro ciclo de oito encontros com os integrantes do grupo de reflexão para homens. Este grupo se desenvolveu no espaço do CREAS, no período noturno, e teve como objetivo principal promover a conscientização de práticas inadequadas de homens em relação às suas companheiras. As práticas a que nos referimos possuem sua origem, principalmente, na estruturação de uma cultura fortemente machista. Então as atividades desenvolvidas no grupo propunham novas formas de estabelecimento de relações entre os homens e suas esposas, e entre eles e a sociedade como um todo. 

Todo o processo de aprendizagem e construções de novos saberes foi muito produtivo e satisfatório, não apenas para os integrantes do grupo, mas também para os facilitadores (psicólogo e assistente social) dos grupos reflexivos. A cada encontro, tornava-se evidente alguma mudança na maneira de pensar dos homens que participaram deste primeiro ciclo, assim afirma-se, pois os próprios integrantes do grupo proporcionaram um retorno após o encerramento de cada encontro. Suas falas constantemente revelaram algum aprendizado ao final das atividades. 

Existe uma saudável expectativa, agora com o término desse primeiro ciclo, que fora alcançado pelos homens do grupo possa materializar-se na prática de suas relações interpessoais, quer estas sejam com suas companheiras, quer sejam com outras pessoas. 

O que é o “Homem que é Homem” e sua relevância: 

O Projeto Homem que é Homem, idealizado por profissionais de formações diversas da Polícia Civil da cidade de Vitória, no Espírito Santo, tem como característica ser um espaço de discussão e troca de experiências destinado a homens que estão respondendo a algum tipo de procedimento referente à Lei Maria da Penha. 

Considerando a importância desta iniciativa e percebendo a sua utilidade para os municípios do Espírito Santo, a Secretaria de Assistência Social de Nova Venécia – ES, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), implementou o Projeto Homem que é Homem na cidade de Nova Venécia, de acordo com sua realidade. 

Atualmente muitos casos de violência contra mulheres têm chegado ao CREAS de Nova Venécia. Assim, além de oferecer acolhida, suporte e orientações às vítimas de tais agressões, a equipe desta unidade também pensou acerca de algum trabalho que pudesse servir como direcionamento a homens supostos agressores, uma vez que estes são os personagens que geram a infração. 

O projeto Homem que é Homem surgiu, então como modelo de interesse e inspiração para que o mesmo fosse desenvolvido em nosso município. Desse modo, as atividades propostas vão ao encontro da Lei Maria da Penha, já que esta “(…) cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher (…)”. Uma das maneiras de alcançar este intento, ou seja, a prevenção e mesmo eliminação da violência doméstica, será a reflexão e reelaboração de conceitos culturais, definição de papéis sociais e criação de novas estratégias de relações conjugais; o que pode ser feito através dos grupos de reflexão para homens.

Ascom | PMNV