Famílias e estudantes participam de programa Papo de Responsa da Polícia Civil

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quarta-feira (03),  às 19 horas, na EMEF Tito Santos Neves, prédio compartilhado com a EEEM Maria Dalva Bernabé,  realizou um encontro que faz parte do programa Papo de Responsa, com as famílias, conduzido por membros da Polícia Civil.

Participaram do momento a secretária Municipal de Educação, o delegado de Polícia Civil, diretores escolares da rede municipal de ensino, professores, pais e responsáveis pelos estudantes das redes municipal e estadual.

Para o público adulto, os membros da Polícia Civil deram foco no temas sobre as dificuldades de relacionamento em uma época em que pais e filhos passam muito tempo na tela do celular e a necessidade das famílias de participarem da vida escolar dos filhos.

Segundo a Policial Civil, a construção da paz começa dentro do lar. “Quem educa é a família, por meio do diálogo e da escuta. Muitas vezes a criança não é ouvida ou não têm os pais como exemplo de uma comunicação não violenta, assim, a família transfere para escola a sua função”, afirmou a palestrante.

Uma mãe presente à palestra afirmou que o conteúdo contribuiu muito com os pais. “Já vou chegar em casa e ter aquele papo responsa com ela. A participação hoje aqui com os policiais me fez refletir sobre como podemos melhorar o que já fazemos pela educação dos nossos filhos”, garantiu.

Na manhã do dia 04, o Papo de Responsa concluiu sua fala com os estudantes, desta vez, com as turmas de 9º ano, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Estudante da EMEF Dr. Adalto Santos, Eric Pontilesi Cardoso, se surpreendeu com o conteúdo abordado. “Já ouvi falar muito desses assuntos como bullying, preconceito, os perigos da internet, mas a forma como o policial nos passou foi muito dinâmica, eu realmente não estava esperando que fosse tão boa como foi”, relatou o aluno de 9º ano.

Em seguida, o encontro foi com a equipe pedagógica da Seme. Os membros da Polícia Civil fizeram um momento de formação para estes profissionais. A secretária Municipal de Educação acredita que a paz nas escolas não será construída só depois que algo ruim acontecer. “É preciso que todos nós estejamos preparados para mediar os conflitos inerentes ao âmbito escolar, eles sempre existiram e continuarão a existir,  mas também pode ser um espaço privilegiado de prevenção das violências, de proteção  e para a promoção do bem-estar e da convivência democrática. Com as orientações do programa, vamos atuar em busca de uma significação positiva e pertencimento à comunidade escolar”, garantiu a gestora.

Depois das palestras do programa, os assuntos abordados continuam sendo trabalhados nas unidades de ensino, de forma dinâmica, por todos os componentes curriculares, como prevê o Currículo de Nova Venécia, nos Temas Transversais Contemporâneos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fazendo parte do Movimento pela Paz, uma ação criada pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o programa Papo de Responsa tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a comunidade para a promoção da cultura de paz nas escolas.

O delegado titular da Polícia Civil de Nova Venécia apresentando os membros do Papo de Responsa à comunidade

Equipes da educação estadual e municipal e os policiais civis

Técnicos pedagógicos da Seme em formação com membros da  Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES)

Alunos de 9º ano da rede municipal no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)