Estudantes da EMEF Veneciano fazem aula de campo no quilombo Linharinho-São Mateus

A EMEF Veneciano, com apoio da Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), durante o mês de novembro, promoveu várias atividades a fim de garantir o ensino de história e cultura afro-brasileira.

Em um trabalho integrado entre os componentes curriculares de geografia, história, ciencias e arte, as professoras Jakcele Pereira Gusson, Izaura Cayru Santos, Yana Lara Pica Mendes, no dia 17 de novembro,  realizaram com os alunos dos 7º anos uma visita técnico-pedagógica ao quilombo Linharinho, situação entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra, reconhecida como a primeira comunidade reconhecida no estado do Espírito Santo.

Além dos professores idealizadores,  a professora da educação especial, Elaine Tressmann, o diretor escolar, Emerson de Moares Passos, e a supervisora escolar, Marpia Magalhães, apoiaram o projeto, acompanhando de perto todas as atividades.

Os alunos exploraram os espaços do Sítio Histórico Porto de  São Mateus, depois seguiram para o quilombo Linharinho, onde uma antiga moradora contou-lhes a história do local.

A visita contemplou também o município de Conceição da Barra, já que o quilombo se estende até lá. “Foi uma oportunidade para conhecer as permanências dos negros nessa região conhecida como Sapê do Norte e sua importância na dinâmica da econômica do Espírito Santo como um todo”, disse um dos docentes responsáveis pelo projeto.

Os estudantes puderam visitar os empreendimentos que, ao mesmo tempo em que geram renda para a população local, ajudam a preservar e a valorizar a cultura africana.

Para encerrar o dia, os alunos ainda curtiram uma sessão de cinema em São Mateus, podendo abordar questões de arte.

Em sala de aula, os estudos foram divididos por grupos a fim de compartilhar as informações reunidas na aula de campo. Com o material coletado, como fotos, vídeos, anotações, os alunos produziram vídeos e murais.

Todo o trabalho de visita ao quilombo foi apresentado na culminância para o Dia da Consciência Negra programado pela escola na sexta-feira, 1º, tanto no turno da manhã quanto o da tarde. O dia, envolvendo toda a equipe da escola e os demais componentes curriculares, reuniu diversas atividades como danças, músicas, desfile afro com pinturas corporais e vestimenta típica, até o cardápio foi adaptado para celebrar a culinária típica da cultura africana.

O CMEITI Idalina Maria Machado Fiel participou levou seu projeto para a EMEF Veneciano, agregando muito conhecimento para as duas escolas, abrilhantando as festividades.

Sítio Histórico Porto de  São Mateus

Observando a arquitetura da época

O pelourinho às margens do rio São Mateus

A EMEF Veneciano homenageando os profissionais e as crianças do CMEITI Idalina Maria Machado Fiel pela contribuição com suas apresentações afro-brasileiras